Relações públicas e género: estudo sobre expectativas dos estudantes de comunicação organizacional relativas ao futuro profissional

Rosa Maria Sobreira, Cláudia Andrade

Resumo


A presença feminina no campo profissional das relações
públicas tem originado estudos que procuram analisar
as implicações desse predomínio para as práticas
profissionais, para o estatuto profissional e para as
próprias organizações (Broom, 1982; Broom & Dozier,
1986; Creedon, 1991; Grunig et al, 2000; Toth, 2001;
Aldory & Toth, 2001; Dozier et al, 2013). Os estudantes
de comunicação organizacional preparam-se para serem
a próxima geração de profissionais de relações públicas.
Nesse sentido, importa conhecer as suas expectativas
sobre as relações entre a igualdade de género na
profissão de relações públicas e na carreira profissional
e as suas repercussões no respectivo domínio. Assim,
o presente estudo, efetuado junto de 131 de estudantes
comunicação organizacional, pretendeu analisar, de
forma exploratória, as expectativas relativas à igualdade
de género no exercício da profissão de relações públicas.
Os resultados evidenciam que, de um modo geral, os
estudantes apresentam expectativas positivas em relação
à existência de igualdade de género na profissão. No
entanto, verificou-se, também, que os estudantes e as
estudantes diferem no que diz respeito às expectativas
de igualdade entre géneros relativamente aos salários, à
importância dada ao apoio para a conciliação trabalhofamília
e às competências para o exercício da atividade.
Os resultados serão analisados e discutidos no quadro da
formação dos futuros profissionais das relações públicas.


Palavras-chave


relações públicas; estudantes; género e profissão

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