A comunicação digital e os seus desafios para as relações públicas

Ana Rita Botelho Roque, Nuno da Silva Jorge, Nuno da Silva Jorge

Resumo


O impacto social da revolução proporcionada pela
internet traz enormes desafios à prática das Relações
Públicas. As modificações que ocorrem todos os dias
na esfera social, política e económica têm um impacto
direto sobre o dia-a-dia do profissional de Comunicação,
que necessita de compreender e dominar a dinâmica das
Redes Sociais e as ferramentas desta nova realidade. Esta
é, de facto, uma questão central para a construção de
relações, não só através da comunicação mediada pela
tecnologia, mas toda aquela que, direta ou indiretamente,
é por ela impactada.
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a nova realidade
a que as Relações Públicas têm de se adaptar e sobre a
função que os seus profissionais desempenham nesta
realidade de comunicação bidirecional. Vamos analisar
os desafios e as novas dinâmicas que fazem parte do
dia-a-dia dos profissionais de Comunicação. Numa
fase seguinte a importância, cada vez mais crescente e
inevitável, do online na estratégia das Relações Públicas.
Apresentaremos ainda os aspetos táticos relevantes para
implementar boas práticas online de Relações Públicas e
as enormes potencialidades que oferecem à comunicação
como um todo.


Palavras-chave


relações públicas; online; estratégia; comunicação

Texto Completo:

PDF

Referências


Bailey, Richard. (13 de maio 2009) Behind the spin - Online public relations: evolution or revolution? Disponível em:http://www.behindthespin.com/books/online-public-relations-evolutionor-revolution (acedido a 28 de março 2013)

Friedman, John. (19 de junho 2012) Evolution becomes Revolution: The Changing Role of Professional Communicators and ‘The New PR’. Disponível em: http://3blmedia.com/blog/John-Friedman/Evolutionbecomes-Revolution-Changing-Role-Professional-Communicators-and-%E2%80%98-New (acedido a 28

de março 2013)

Levine, Locke, Searls & Weinberger (1999). The Cluetrain Manifesto. Disponível em: http://www.cluetrain.com/portuguese/index.html (acedido a 28 de março 2013)

Morais, Paulo (31 de outubro 2011) Blog. Disponível em: http://mktmorais.com/tag/edp/ (acedido a 01 de abril 2013)

O’Reilly, Tim (2005) What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html (acedido a 28 de março 2013)

Phillips, David. About Leverwealth – A worldle view of what this blog is about (03 de dezembro 2012) . Disponível em: http://leverwealth.blogspot.pt/ (acedido a 26 de março 2013].

Phillips, David; Young, Philip (2009, 2nd edition), On-line public relations: A practical guide to developing an online strategy in the world of social media. London, Kogan Page

Sheldrake, Philip, 2011, The Business of Influence, West Sussex: Wiley

The Chartered Institute of Public Relations. Disponível em: http://www.cipr.co.uk/content/about-us/about-pr (acedido a 01 de abril 2013)