Trilha do Filme Publicitário

Carmen Lucia José, Solange Maria Bigal

Resumo


Nós últimos 15 anos, a trilha sonora passou a ocupa um
lugar de destaque nas linguagens audiovisuais. As novas
tecnologias e, consequentemente, os novos diálogos
metalinguísticos entre imagem e som criaram, de um
lado, outros usos para a fragmentação das canções,
tornadas trilha; de outro, passaram a destacar o novo
desenho cultural do público consumidor médio brasileiro
que, além de ser o foco potencial das Marcas, é também
consumidor de informação, isto é, usuário de linguagens.
Nossa expectativa é compreender o uso da canção,
especificamente, como trilha sonora do filme publicitário:
como a canção tornada trilha é reutilizada na associação
com a Marca e o que a seleção de canções aponta quanto
ao público-alvo em se tratando de repertório cultural.
No emprego da canção como trilha, a importância que o
áudio vem conquistando é produto, principalmente, da
autonomia e da proeminência informacional que a trilha
tem adquirido em relação à visualidade em movimento.
No Brasil, com a política de promoção econômica de
pessoas da classe C / D para a posição de consumidor
médio, é possível verificar tanto a presença de outros
gêneros musicais mais populares e/ ou periféricos no
rol da canção para compor a programação musical das
emissoras de rádio e o Cds das canções que compõem as
trilhas das telenovelas.


Palavras-chave


canção de massa; canção das mídias; ressemantização; trilha do filme publicitário

Texto Completo:

PDF

Referências


Berchmans, T.(2006) A Música do Filme. São Paulo: Escrituras

Bigal, S. (1999) O que é criação publicitária. São Paulo: Nobel

Jakobson, R. (1974) Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix.

Peirce, C. S. (1999) Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix

Palmier, J. M. (1977) Lacan. São Paulo: Melhoramentos

Pignatari, D. (1974) Semiótica e Literatura. São Paulo: Cortez e Moraes

Rodrigues, E. A. Bossa Nova: de canção a trilha. Peru: Ata do VIII Congreso IASPM

Shuker, R. (1999) Vocabulário de Música Pop. São Paulo: Hedra

Tatit, L. (1994) Semiótica da Canção. melodia e letra. SP: Editora Escuta

Valente,. H. D. (2003) As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera