Problemas e desafios na análise de conteúdos dinâmicos com recurso ao Eye Tracking

Rui Rodrigues, Samuel Almeida, Ana Veloso, Óscar Mealha

Resumo


O eye tracking é cada vez mais utilizado como uma
ferramenta de análise em diversas e distintas áreas
científicas, como é o caso da psicologia e medicina, mas
sobretudo em estudos de usabilidade aplicados à web,
aos videojogos e à televisão em todos os seus domínios
(e.g. publicidade, comerciais, entretenimento). Esta
multiplicidade de usos permite ao eye tracking ocupar
um lugar de destaque no que diz respeito à avaliação
do comportamento e interação do utilizador com um
dado serviço e/ou produto, tendo sempre como base
as questões infocomunicacionais, que possibilitam o
desenvolvimento de serviços e produtos mais eficazes
e eficientes para o consumidor/utilizador. Contudo, as
aplicações e ferramentas relacionados com a utilização
da tecnologia eye tracking estão muito direcionados
para a análise da eficácia comunicativa de conteúdos
estáticos, como são os casos de websites e imagens. Existe
um desenvolvimento muito escasso no que diz respeito
a ferramentas e estratégias de análise de conteúdos
dinâmicos, como são os casos de conteúdos audiovisuais
e videojogos. Este artigo tem como objetivo, por um
lado, refletir e evidenciar alguns problemas encontrados
na utilização da tecnologia eye tracking em conteúdos
dinâmicos, e por outro lado, expor os desafios inerentes à
utilização e tratamento de dados neste tipo de conteúdos.


Palavras-chave


conteúdos dinâmicos; Eye Tracking; media

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