Do argumento à cena: cinema em processo colaborativo no ciberespaço

Juliana Campos Lobo, José António Costa Valente

Resumo


A presente comunicação se debruça sobre a produção
cinematográfica colaborativa, com a utilização do espaço
online como suporte deste processo, e sua comparação
com o que é concebido como cinema tradicional/
convencional. É analisado o resultado estético que o
processo colaborativo oferece ao produto final, que
é o próprio filme. De acordo com alguns parâmetros
estabelecidos, descrevem-se e analisam-se dois projetos
cinematográficos, realizados de acordo com as noções do
que seria considerado um processo colaborativo: Life in
a Day e No amor, sendo este último o primeiro projeto
de filme colaborativo desenvolvido no Brasil.


Palavras-chave


colaboração; mediação; interação; redes sociais; cinema colaborativo

Texto Completo:

PDF

Referências


Aumont, J.; Marie, M. (2004). A análise do filme. Lisboa: Texto & Grafia.

D’Eça, T. (1998). NetAprendizagem: a internet na educação. Porto: Porto Editora.

Gonçalves, R. (2008). Walter Benjamin e a importância do cinema na modernidade. Revista Eletrônica do Grupo PET. Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del Rei, Ano IV.

Lévy, P. A. (2007). Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 6. ed. São Paulo: Editora 34.

Lipovetsky, G. & Serroy, J. (2009). A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina.

Machado, A. (2007). O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus.

O’Reilly, T. (2005). What is web 2.0? Designs patterns and business model for the next generation of software. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/whatis-web-20.html Acesso em: 21/01/2013.

Santaella, L.; Noth, W. (2005). Por que as comunicações e as artes estão convergindo?. São Paulo: Paulus.

Silva, J. (2009). Comunicação e Indústria Audiovisual: Cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. Porto Alegre: Sulina.

Tapscott, D. & Williams, A. (2007). Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything. EUA: Paradigm Learning Corporation.