A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio

Mírian Moema Filgueira Pinheiro

Resumo


Esta pesquisa procura refletir sobre a dinâmica da
recepção televisiva, estudando a microssérie Hoje é
dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão
e tem por objetivo geral, promover inferências no
processo de leitura da imagem, principalmente à leitura
estética no contexto escolar, visando à formação de
leitores visuais proficientes. A pesquisa foi desenvolvida
com alunos da 3ª série do ensino médio em uma
escola pública do Estado, situada geograficamente na
cidade do Natal, RN. O enquadre teórico parte dos
pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para
entender a linguagem, ancorada nas ideias de Bakhtin
(1994) e Vygotsky (1998) para entender a interação
social e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito com
Jauss (1979) e Iser (1999), de forma a compreender
a experiência estética, efeito estético e produção de
sentido. A abordagem metodológica assume um viés
qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos
momentos de entrevistas, observação, questionário e da
aplicação de um conjunto de atividades investigativas,
como exposição de temas introdutórios, veiculação de
imagens e processo de mediação. O trabalho é fruto de
uma investigação-ação, num processo de intervenção
pedagógica na escola. Os resultados verificaram que
os recursos linguísticos interacionais mobilizados
pelos interlocutores demonstrou a falta de repertório e
conhecimento prévio sobre leitura de imagem, ficando
evidente que os participantes da pesquisa desconheciam
sobre leitura de imagem, o que os levou a fazer
inicialmente uma leitura superficial. Mas, no decorrer dos
encontros, foi possível, perceber as transformações, com
o auxílio da mediação que os ajudou reflexionar o texto
audiovisual de forma mais autônoma e segura.


Palavras-chave


estudos da linguagem; televisão; literatura; leitura da imagem; escola

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