Pietà Árabe: O Contributo Discursivo do World Press Photo (2012) para a Estetização da Informação

Andreia Cruz, Maria José Mata, Isabel Simões-Ferreira

Resumo


A World Press Photo (WPP) é um dos mais emblemáticos
e prestigiantes concursos de fotojornalismo, que conta
com milhares de participações anuais. As fotografias
selecionadas são notáveis pelos assuntos que tratam,
mas são especialmente admiráveis pela forma como
representam esses acontecimentos. O presente estudo
visa, por isso, analisar a fotografia vencedora da WPP
(2012) respeitante a um episódio da revolução da
Primavera Árabe, da autoria do fotojornalista catalão,
Samuel Aranda. Partindo de uma revisão teórica sobre a
dimensão estética do fotojornalismo e o construtivismo
das imagens produzidas, este artigo explora, por isso,
o poder da voz do visual no campo jornalístico, tendo
presente a multifuncionalidade do discurso imagético a
vários níveis: ideacional, interpessoal e textual.


Palavras-chave


estética; discurso; fotojornalismo; World Press Photo; Primavera Árabe; Pietà

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