SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação

Atas dos congressos da SOPCOM.

+info.: http://www.sopcom.pt/ 


2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"

Sumário

Comunicação, Arte e Design

A imprensa no cruzamento das artes e das letras PDF
José Pacheco 20-25
Pietà Árabe: O Contributo Discursivo do World Press Photo (2012) para a Estetização da Informação PDF
Andreia Cruz, Maria José Mata, Isabel Simões-Ferreira 26-32
Softwares sociais, arte e jornalismo PDF
Ana Paula Machado Velho, Sônia Cristina Dias Soares Vermelho, Diana Domingues 33-39
A Cartografia e a Pintura Setecentista no Norte da Europa PDF
Jorge Bruno Ventura 40-44
A Estereoscopia PDF
Jorge Bruno Ventura 45-48
Jornalismo de Dados e Mapping Art: Possíveis aproximações PDF
Daniel Góis Rabêlo Marques, Karla Schuch Brunet 49-55
La sugerencia artística en el diseño tipográfico PDF
María Pérez Mena 56-60
Comunicação Museológica: o design como processo na construção de um modelo sustentável PDF
João Gomes de Abreu 61-67

Comunicação e Cultura

Especificidades Educomunicacionais Inclusivas num Desenvolvimento Humano mais Universal PDF
Augusto Deodato Guerreiro 70-76
Consumo cultural de jovens em tempo de convergência midiática PDF
Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes, Bárbara Marina Almeida dos Santos, Kildare de Medeiros Gomes Holanda 77-84
Os Estudos Culturais e a televisão: a narrativa televisiva em tempos de identidades em transição PDF
Leila Lima de Sousa 85-91
Retrofuturismo e cultura steampunk: apropriações no contexto brasileiro PDF
Éverly Pegoraro 92-98
As Festas Populares de Lisboa e o Fotojornalismo do Periódico Correio da Manhã PDF
Élmano Ricarte de Azevêdo Souza, Ana Carmem do Nascimento Silva, Itamar de Moais Nobre 99-105
Novas ferramentas de comunicação online, arquivo e anotação em vídeo para base de dados nas artes performativas PDF
Pedro Azevedo, Maria João Centeno, Maria João Centeno, Stephan Jürgens, Stephan Jürgens 106-114
O Figurino na Construção das Personagens e do Drama da Ficção Cinematográfica PDF
Alexandra Cabral, Carlos Manuel Figueiredo 115-121
Setor Cultural e Criativo: Relação entre Formas de Financiamento e Comunicação PDF
Nuno Moutinho, Ana Margarida Carvalho 122-129
Jornalismo cultural: A evolução da Cultura no Diário de Notícias entre os anos 2000 e 2010 PDF
Celiana Azevedo 130-133
O corpo simbólico masculino PDF
Wilson Pereira Dourado 134-140
Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado PDF
Ana Carmem do Nascimento Silva, Élmano Ricarte de Azevêdo Souza, Itamar de Moais Nobre 141-147

Comunicação e Educação

O Idoso e a Educação para os Media: Novos Desafios entre Envelhecimento e Exclusão Social PDF
Simone Petrella, Manuel Pinto, Sara Pereira 150-155
A literacia matemática nas notícias: um problema para o jornalismo? PDF
Susana Pereira, José Azevedo, António Machiavelo 156-159
Jornalismo na Escola: um projeto do “Setúbal na Rede” para formar bons consumidores de informação PDF
Pedro Brinca 160-164
A Visão na ponta dos dedos: o desafio dos novos recursos tecnológicos móveis na aprendizagem das crianças cegas PDF
Iolanda Sousa, Lurdes Guerreiro, Rosário Lourenço 165-172
O processo [neo]paradigmático do audiovisual como instrumento da exteriorização e exercício do ver: uma experiência educomunicativa com jovens autistas PDF
Kildare de Medeiros Gomes Holanda 173-179
Literacia sem barreiras: as histórias adaptadas PDF
Mariana Grilo, Sara Catalão, Sara Leonardo 180-185
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação a Distância (EAD) como propulsoras de mudanças de modelos pedagógicos PDF
Ana Lúcia Buogo, Carmen Regina Camana 186-192
Brincar com o Scrach: uma experienciação privilegiada de comunicação na infância PDF
Ana Patrícia Oliveira, Maria Conceição Lopes 193-199
Materiais Audiovisuais para a Educação a Distância: a Contribuição dos Estilos de Aprendizagem PDF
Vanessa Matos dos Santos 200-207
As questões de género na perceção das competências para o uso de tecnologias da comunicação: um estudo sobre os alunos do ensino superior público português PDF
Nídia Salomé Morais, Fernando Ramos 208-212
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio PDF
Mírian Moema Filgueira Pinheiro 213-219

Comunicação Global e Mudança Social

Timor-Leste: “Moro num país tropical...” que também canta em português PDF
Regina Pires de Brito 222-226
Sustentabilidade nas indústrias farmacêuticas: ajustes entre discursos e práticas gerenciais PDF
Devani Salomão 227-235
Doença de Alzheimer: um desafio para os profissionais de comunicação PDF
Tatiana Nunes 236-242
Comunicação em Saúde: A Consulta do Viajante no IHMT PDF
Carla Sofia Ramos Varela 243-250
Saúde do viajante e operadores turísticos: que papel para a comunicação em saúde? PDF
Sandra Nascimento 251-257
Comunicação do Risco: o que dizer, quando dizer PDF
Sandra Jesus 258-264

Comunicação em Marketing

Customer Relationship Management e a sua importância no setor hoteleiro PDF
Mariana Cristina Melo Inácio Marques 267-272
A importância do preço na comunicação das marcas PDF
Filipa Frazão Figueiredo, Raquel Barbosa Ribeiro 273-279
A comunicação e a venda online de joias de luxo PDF
Joana Motta, Maria Barbosa, Sandra Filipe 280-286
Perfumes vendidos na Internet – Moda ou fenómeno? PDF
Paula Lopes, Filipe Rosário 287-292
Redes e Laços Sociais, Interações Mediadas e Fluxos de Informações: um Estudo da Percepção dos Seguidores do Twitter das Empresas Brasileiras do Segmento de Varejo Eletroeletrônicos PDF
Henrique Cordeiro Martins, Briza Gabriela Moreira Martins, Jeislan Carlos de Souza 293-299
A interpretação da comunicação publicitária na perspetiva do segmento sénior: contributo para a sua compreensão PDF
Sandra Marina V. Teixeira, Ana Cristina Antunes, Sandra Miranda 300-306
A Comunicação de Causas como estratégia de marketing PDF
José Miguel Guerreiro, Mafalda Eiró-Gomes 307-313
YouTube como palco virtual: estudo de caso da banda Boyce Avenue PDF
Bárbara Marina Almeida dos Santos 314-320
Marketing digital no setor hoteleiro: o que as páginas web dizem dos hotéis portuenses PDF
Andreia Teixeira, Mª João Branco, Mª João Branco, Ivone Ferreira, Ivone Ferreira, José Nuno Azevedo, José Nuno Azevedo 321-327
Personalidade da marca territorial: o caso da cidade do Porto PDF
Paulo Ribeiro Cardoso, Alberto Ortiz Diniz 328-332

Comunicação Multimedia

O Livro na passagem de “Átomos” a “Bits”: As tecnologias digitais no contexto do livro eletrónico PDF
Ricardo Pereira Rodrigues 335-340
Visibilidade Mediática: por uma reconfiguração do imaginário no Ciberespaço PDF
Ariovaldo Folino Junior 341-346
Os rastros digitais e a memória dos jovens no Facebook PDF
Rosali Henriques, Vera Dodebei 347-354
A ressignificação das memórias nas redes sociais na internet PDF
Mágda Rodrigues da Cunha 355-360
Vantagens práticas da utilização de plataformas participativas para a promoção e disseminação de bens culturais: caso de estudo da Biblioteca Pública Municipal do Porto PDF
Cláudia Lima, Heitor Alvelos 361-369
Adequação de plataformas digitais à construção de narrativas online: o caso prático da comunidade sénior PDF
Célia Soares 370-378
Implicações profissionais da utilização de redes sociais online PDF
Catarina Melo e Silva, Maria João Antunes 379-387
Do argumento à cena: cinema em processo colaborativo no ciberespaço PDF
Juliana Campos Lobo, José António Costa Valente 388-395
Cultura multitelas e suas relações: um relato da “primeira tela” do rádio PDF
Aline Ferreira de Mello, Eduardo Campos Pellanda, Karen Sica da Cunha 396-401
Manuais Escolares Digitais: (r) evolução e remediação PDF
Luís Fernandes 402-408
O ciclo da experiência turística e a tourist user experience à luz da convergência e dos novos paradigmas de interação PDF
Cátia Figueiredo, Rui Raposo 409-416
Problemas e desafios na análise de conteúdos dinâmicos com recurso ao Eye Tracking PDF
Rui Rodrigues, Samuel Almeida, Ana Veloso, Óscar Mealha 417-424
Da rave ao neo-ritual multimédia PDF
Emília Simão, Sérgio Magalhães, Armando Silva 425-430

Comunicação e Política

Dilma e a construção da imagem de um governo feminino PDF
Kamila Bossato Fernandes 433-439
Aspectos culturais e identitários nas músicas de intervenção Cabo-Verdiana PDF
Ludmila Jones Arruda 440-445
Os intelectuais na sociedade da informação: produção cultural e participação política PDF
João Carlos Correia 446-452
Normatividade e facticidade no recorte comunicacional da ideia de democracia deliberativa PDF
Patrícia Vieira Rebelo 453-459
Convergência mediática, debate político e esfera pública na Internet PDF
Thiago Melo 460-468
A Política 2.0 e o Facebook como plataforma de comunicação política em Portugal PDF
Diana Anjos 469-477
O discurso político e a “revolução democrática” em Portugal: análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares PDF
Marta Santos Vieira, Cláudia Álvares 478-486
O discurso religioso nas eleições à Prefeitura da cidade de São Paulo em 2012: a mídia conta esta história PDF
Rosangela Ferreira de Carvalho Borges 487-491

Economia e Políticas da Comunicação

A Responsabilização dos Média (Media Accountability) em Portugal PDF
Nuno Moutinho, Helena Lima, Suzana Cavaco, Ana Isabel Reis 494-499
A privatização da RTP como narrativa simbólica do poder político PDF
Nuno Conde 500-506
Emissões televisivas dirigidas, total ou principalmente, para um território diferente do Estado de origem. Concorrência desleal ou consequência da liberdade de circulação de serviços no mercado interno europeu? PDF
Luísa Roseira 507-513

Estudos Fílmicos

O Film Noir e a eclosão do Maneirismo no cinema de Hollywood PDF
Jorge Manuel Neves Carrega 516-521
Jogo de cena – documentário, representação e a história cultural PDF
Andressa Deflon Rickli 522-528
Presidentes de Latinoamérica: explorando o conteúdo do conjunto de documentários através do diálogo com sujeitos comunicantes PDF
Rafael Foletto 529-535

Estudos Televisivos

Programa “Bem Estar”: Jornalismo a serviço da qualidade de vida PDF
Alice Balbé, Bárbara Henriques, Bárbara Weise 538-544
A edição da notícia na TV em função da transformação da tecnologia PDF
Washington José de Souza Filho 545-551
Estratégias transmediáticas e reações dos públicos de TV PDF
Fernanda Castilho 552-559
O telejornalismo em sinal aberto na era da informação ubíqua: o problema da perda do “common knowledge” e o (novo) papel do telejornalista PDF
Sónia Sá Pires, António Fidalgo 560-567
Promoção da acessibilidade em IPTV para utilizadores com défice visual: processo de validação de um serviço adaptado PDF
Rita Oliveira, Jorge Ferraz de Abreu, Ana Margarida Almeida 568-573
Gender and Multi-platform TV consumption tendencies in Portugal (Potential users and adopters) PDF
Luís Miguel Pato 574-585
A dispersão multimodal na visualização de Noticiários Televisivos PDF
Rui Rodrigues, Ana Veloso, Óscar Mealha 586-592
Qual a pertinência da infografia na receção e interpretação da informação meteorológica em Televisão? PDF
Marcelo Brites, Óscar Mealha, Rui Rodrigues 593-601

Filosofia e Teorias da Comunicação

Por um novo conceito de comunicação PDF
Ciro Marcondes Filho 604-609
A Comunicação como Experiência e como Vivência – alguns apontamentos a pretexto de W. Benjamin PDF
Samuel Mateus 610-614
A comunicação pelos audiovisuais educativos: a relação pensada a partir do metáporo PDF
Marília da Silva Franco, Vanessa Matos dos Santos 615-621
Background, Jogo e Educação PDF
Mafalda Eiró-Gomes, João Tiago Proença 622-624
Os não-lugares e as suas instruções PDF
Ruben D. G. M. Caldeira 625-631
Linhas do tempo: A representação gráfica rumo a uma experiência topológica de tempo PDF
Marina Boechat 632-638
Comunicação em rede e a construção social da realidade PDF
Nuno Correia de Brito 639-643

Jornalismo e Sociedade

A visão queirosiana do jornalismo: um laboratório de ideias PDF
Adriana Mello Guimarães 647-652
Os formatos audiovisuais nos produtos jornalísticos exclusivos para tablets: apontando algumas tendências PDF
Juliana Fernandes Teixeira 653-660
A interatividade no jornalismo online para o conteúdo das notícias - O perfil interativo dos jornais de língua portuguesa: Folha de São Paulo (Brasil) e Público (Portugal) PDF
Ariane Parente Paiva 661-668
A hierarquização de notícias e os comentários do público nos sites de quatro diários portugueses PDF
Helena Lima, Isabel Reis 669-674
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais de Campo Grande/MS PDF
Gerson Luiz Martins, Janaína Ivo da Silva 675-683
A voz do cidadão no Jornal de Notícias PDF
Catarina Carmona Graça Dias Navio 684-692
A construção discursiva do sofrimento de crianças e adolescentes em jornais impressos brasileiros: Um estudo de caso dos jornais O Globo e Extra de 2000 a 2013 PDF
Ivanise Hilbig de Andrade 693-698
Cultura na Primeira Página - Apocalípticos e Integrados PDF
Carla Baptista, Dora Santos Silva 699-703
Estratégias enunciativas e retóricas do jornalismo cultural PDF
Marisa Torres da Silva 704-708
A morte de Maria Gabriela Llansol e José Saramago na Imprensa. Entre a celebração e a revelação PDF
Teresa Mendes Flores, Maria Helena Vieira 709-718
Jornalismo cultural em revista: uma análise da seção Artes e Espetáculos da Revista Veja PDF
Flávia Pessoa Serafim 719-724
A moda como notícia: um estudo de caso do Jornal Público e Jornal de Notícias PDF
Beatriz Lobo Moreira, Raphael Marinho de Carvalho, Karina Sampaio de Almeida 725-729
Projeto Gráfico e Contrato de Leitura: a Moda no Jornalismo de Revista PDF
Márlon Uliana Calza, Ana Cláudia Gruszynski 730-741
Jornalismo e Saúde 2.0 PDF
Inês Aroso 742-748
Olhando o agenda-building nos textos de saúde: um estudo dos canais e fontes de informação PDF
Rita Araújo, Felisbela Lopes 749-753
Precisa-se de jornalistas superheróis: Complexo de Peter Parker e as imagens do Rio de Janeiro nos Prêmios Esso de Jornalismo e Imprensa Embratel PDF
Soraya Venegas Ferreira 754-761
O fazer jornalístico e o enfrentamento de cenários complexos inaugurais PDF
Mozahir Salomão Bruck, Bruna Raquel de Oliveira e Santos 762-772
A reinvenção do jornalismo: tecnologia mudando a forma de produzir e fazer jornalismo PDF
Douglas Junio Fernandes Assumpção, Greicy Marianne Lopes G. C. Villegas 773-779
A utilização da infografia nas secções de ciência e tecnologia de quatro jornais on-line nacionais PDF
Filipa Rodrigues Ramos Pereira, Lídia Oliveira, Fernando Zamith 780-787

Publicidade e Comunicação

O relacionamento do McDonald's no Facebook com brasileiros e portugueses PDF
Naiara Back de Moraes, Fernando Santor 790-800
Trilha do Filme Publicitário PDF
Carmen Lucia José, Solange Maria Bigal 801-805
Representações televisivas do espaço privado urbano nos anúncios de brinquedos para crianças PDF
Luísa Magalhães 806-815
As Campanhas de Publicidade Exterior e a sua memorização - Estudo realizado junto de um grupo de consumidores PDF
Paula Lopes 816-823
Estratégias linguístico-discursivas de tratamento humorístico da morte em comerciais televisivos PDF
Annamaria da Rocha Jatobá Palácios 824-831
A publicidade contemporânea e o desafio de se comunicar com novos perfis de consumidore PDF
Haroldo Silva Capote Filho, Mônica Cristine Fort 832-839
Os meios publicitários: perceção dos consumidores e consequência da exposição à publicidade PDF
Paulo Ribeiro Cardoso, Teresa Cerquinho da Fonseca 840-846
Perspetivas sobre a publicidade enquanto influência pessoal e fenómeno social: uma análise comparativa em jovens portugueses e brasileiros PDF
Paulo Ribeiro Cardoso, Evandro Silva Neto, Manuel José Serra da Fonseca, Elsa Simões Lucas Freitas 847-855
Publicidade, Sedução e Assertividade: A Comunicação de Marca, Hoje PDF
Fernando Peixoto 856-864
Publicidade, Moda e Representações de Género em plena Globalização
Helena Figueiredo Pina 865-871
O efeito perverso das mensagens publicitárias e a importância da comunicação na gestão de crise PDF
Maria José Cunha 872-880
O cartaz publicitário camaleónico: uma abordagem ao design e à tecnologia PDF
Francisco Mesquita 881-886
Aperfeiçoamento dos meios de publicidade frente às novas tecnologias PDF
Pedro Heitor Alves Cerveira, Marcelo Oliveira Basso, Alice Dutra Balbé 887-893
O papel da publicidade, dos valores materialistas e da autoestima na compra impulsiva PDF
Rosário Correia, Francisco Costa Pereira, Ana Cristina Antunes 894-902

Rádio e Meios Sonoros

El desarrollo tecnológico revoluciona las retransmisiones deportivas PDF
Alberto Pérez Sánchez 905-912
Temáticas e linhas de investigação do jornalismo radiofónico português PDF
Luís Bonixe 913-919
A fidelização do ouvinte e as estratégias de audiência no rádio PDF
Nair Prata 920-927
O rádio de ontem (décadas de 1930 a 1940) e de 2013 PDF
Izani Mustafá, José Antonio Baço 928-933
Credibilidade e confiança no rádio educativo PDF
Edgard Patrício 934-939
Estado Novo: o uso político do rádio no Brasil e em Portugal na década de 1940 PDF (English)
Izani Mustafá 940-948
A vida privada do homem público: documentários audiobiográficos sobre políticos do Rio Grande do Norte (Brasil) PDF
Divino Rufino da Silva Junior, Juliana Bulhões Alberto Dantas 949-955
O ensino de rádio no Brasil: sobre a superação de modelos PDF
Luciano V. Barros Maluly, Suely Maciel 956-962

Relações Públicas e Comunicação Organizacional

Estudo comparado do estado da comunicação estratégica em Portugal e na Europa - European Communication Monitor 2013 PDF
Ansgar Zerfass, Evandro Samuel Oliveira, Evandro Samuel Oliveira 966-976
Marca da cidade sede transmite boa imagem? “Natal 2014 - Cidade Sede da Copa do Mundo da FIFA” PDF
Ronaldo Mendes Neves, José Zilmar Alves Costa, José Zilmar Alves Costa 977-983
O papel do Desporto na Sociedade: uma oportunidade para as Relações Públicas? PDF
César Neto 984-990
A Intranet como veículo dinamizador de comunicação interna e participação activa dos colaboradores nas organizações. Estudo de Caso: A Intranet da Danone Portugal PDF
Nuno Goulart Brandão, Sofia Estrela Duarte 991-997
A comunicação digital e os seus desafios para as relações públicas PDF
Ana Rita Botelho Roque, Nuno da Silva Jorge, Nuno da Silva Jorge 998-1004
Os novos social media e a comunicação de crise PDF
Lúcia de Fátima Viveiros Carvalho Silva Amaral da Piedade 1005-1008
A Web como espaço de comunicação institucional museológica: estudo de caso dos websites dos museus do IBRAM PDF
Melina de Souza Mota 1009-1017
A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) como ferramenta de relações públicas PDF
Laura Rua Silva 1018-1022
A comunicação entre quem representa e quem é representado: a falta de regulamentação do lobbying em Portugal PDF
João Simão, Mafalda Eiró-Gomes, Mafalda Eiró-Gomes 1023-1028
Os quatro paradigmas da comunicação estratégica e o ensino em Portugal PDF
Evandro Samuel Oliveira, Teresa Ruão 1029-1038
O princípio CCO – Comunicação Constituí a Organização: abordagens dedutiva, indutiva e combinada na questão constitucional PDF
Evandro Samuel Oliveira, Isabel Henninger 1039-1049
Relações públicas/ comunicação institucional/ comunicação corporativa: três designações para uma mesma realidade? PDF
Mafalda Eiró-Gomes, Tatiana Nunes 1050-1057
A comunicação da liderança: estudo de caso numa empresa brasileira de engenharia consultiva PDF
Cibelli Pinheiro de Almeida 1058-1068
A comunicação organizacional no âmbito da metodologia 360º/ Feedback 360º PDF
Rita Andreia Monteiro Mourão, Sandra Lopes Miranda 1069-1073
Competências comunicacionais e interculturais: ferramentas essenciais para as organizações e para o gestor global PDF
Susana de Salazar Casanova, Sandra Miranda 1074-1078
Relações públicas: história de Vida dos seus Profissionais PDF
Rosangela Generali 1079-1084
Tomada de decisão: um conceito fundador na função de relações públicas PDF
Ana Luísa Raposo 1085-1092
Da integração à legitimação: valores e públicos em relações públicas PDF
Nuno da Silva Jorge, João Simão 1093-1100
Relações públicas e género: estudo sobre expectativas dos estudantes de comunicação organizacional relativas ao futuro profissional PDF
Rosa Maria Sobreira, Cláudia Andrade 1101-1107

Retórica

Retórica da vida: discursos sobre a eutanásia PDF
Inês Ribeiro Santos 1110-1115
A Internet como meio de persuasão política PDF
Rosália Rodrigues 1116-1122
El discurso retórico en la portada del libro tradicional y digital: un mecanismo de persuasión en la comunicación visual PDF
Leire Fernández Iñurritegui, Eduardo Herrera Fernández, María Pérez Mena 1123-1129

Semiótica

Representações de Portugal na dramaturgia brasileira: um estudo de caso PDF
Jorge Palinhos 1132-1137

Sociologia da Comunicação e dos Media

A cidade na/da internet: reflexões urbanas em ambientes de comunicação digital PDF
Juliana Batista dos Reis 1140-1148
Relações.com: antigas e novas instituições no processo da constituição identitária dos jovens contemporâneos PDF
Cirlene Cristina de Sousa 1149-1155
Da precarização laboral à precarização mediática: a invisibilidade do desemprego nos discursos do Correio da Manhã e do Público PDF
Bruno Carriço dos Reis, João Carlos Sousa 1156-1163
Media, Política e Justiça: perspetivas de atores privilegiados PDF
Ana Moreira 1164-1170
Tecnologias e pessoas mais velhas: as novas tecnologias de informação e comunicação nas relações sociais de seniores em Portugal PDF
Celiana Azevedo 1171-1175
Do que vale o que se diz: o boato como categoria classificatória PDF
Rui Simões 1176-1181
Celebridades nas redes sociais: diário da vida pública e/ou privada? PDF
Ana Santiago 1182-1189
Os novos media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais PDF
Ana Melro, Lídia Oliveira 1190-1196
A comunicação na paramodernidade: do global ao singular, o híbrido PDF
Fernando Peixoto 1197-1205
Teoria Situacional do Discurso baseada em Valores PDF
César Neto, Nuno da Silva Jorge 1206-1213