Estatuto Editorial

A Revista da Universidade de Aveiro - Letras (RUA-L) foi fundada no ano de 1984 (ISSN: 0870-1547) pela direção do Departamento de Línguas e Culturas (DLC), então liderada pelo Prof. Doutor Albino de Matos, com o objetivo principal de divulgar trabalhos de investigação nos domínios da Literatura, Cultura e Ciências da Linguagem (vd. Arquivo).

A RUA-L visa publicar textos de cariz essencialmente ensaístico em torno de temas vários, afetos às Ciências Sociais e Humanas, lato sensu, incluindo resultados de investigação desenvolvida no âmbito de cursos de Licenciatura, de Mestrado e de Doutoramento oferecidos no DLC.

A RUA-L propõe-se divulgar anualmente artigos de docentes e investigadores afetos não só ao Departamento de Línguas e Culturas, mas também a outras instituições ou centros de investigação portugueses e estrangeiros, estimulando, nos planos nacionais e internacionais, a reflexão, o diálogo, a cooperação e o desenvolvimento de atividades científicas em rede.

Aberta assim à participação de todos os interessados, a RUA-L privilegiará artigos de investigação e leituras críticas assentes em perspetivas de abordagem e métodos atuais. Avessa a escolas ou a qualquer proselitismo de índole política, ideológica ou religiosa, a RUA-L orienta-se apenas por critérios de qualidade científica, no respeito pela pluralidade de pontos de vista e pela tolerância.

O número de 2012, em fase de preparação, encetará a segunda série da RUA-L, que passará a ser organizada por volumes temáticos anuais e será dada à estampa com uma nova apresentação gráfica. Propõe-se publicar apenas artigos inéditos em português, inglês, francês, alemão ou espanhol (vd. Normas de Aceitação / Publicação), sujeitos a uma avaliação prévia por parte de uma Comissão Científica / Arbitragem, constituída por investigadores e docentes afetos à Universidade de Aveiro e a outras instituições de Ensino Superior e centros de investigação portugueses e estrangeiros.