A perceção dos visitantes do território do “Galo de Barcelos”: destino de turismo criativo

  • Francisco Gonçalves Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Galo de Barcelos, património, interpretação, turismo, destino turístico criativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer a perceção que os visitantes do território do “Galo de Barcelos” têm deste destino, enquanto estudo de caso, no âmbito da criação de um modelo explicativo do processo de desenvolvimento e implementação do turismo criativo. Argumenta-se com este estudo que a essência do turismo criativo se encontra nas experiências autênticas e no desenvolvimento de competências dos visitantes através da interpretação do património e da cultura das comunidades locais. Pode-se concluir que o território do “Galo de Barcelos” tem potencial para se desenvolver enquanto destino de turismo criativo, pois o património associado a este símbolo do turismo português, nomeadamente o artesanato (olaria de galos), o Caminho de Santiago, a gastronomia e vinhos (o galo assado da lenda e o vinho verde) e a feira semanal (medieval), apresentam-se como as suas principais atrações turísticas.

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Gonçalves, F., & Costa, C. (2017). A perceção dos visitantes do território do “Galo de Barcelos”: destino de turismo criativo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1177-1194. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9845
Secção
Cultura e património