v. 3 (2015)

Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança

O Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança do é uma publicação que contém os trabalhos apresentados no 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança (Post-ip’15). Este fórum aconteceu entre 9 e 11 de Dezembro de 2015, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal.

Sumário

Introdução

Introdução
Ana Clément, Aoife Hiney, Rui Oliveira

Artigos

A arte do looping: a loop station como instrumento de prática performativa musical PDF
Alexsander Jorge Duarte 9-18
Musical resources and stylistic adaptability in the kamalengoni music of Burkina Faso PDF
Alfonso Castellanos 19-26
1-2-experiência-som: da palavra em cena n’As Lágrimas de Saladino PDF
Andreia Dias Marques 27-34
Processos de construção da cultura em Penha Garcia: estudo sobre Catarina Sargenta, um ícone da música de matriz rural PDF
António Ventura 35-43
The Escuela de Práctica Orquestal and the Orquesta Joven de la Sinfónica de Galicia: history and impact PDF
Aránzazu García Escuredo 44-57
It is not that easy! The cross-meter genres in Flamenco PDF
Bernat Jiménez de Cisneros Puig 58-68
Learning in group: an educational action-research project as a mode of educational development PDF
Bruna Vieira 69-76
Ao encontro de novas experiências: 20 anos do SaGRAMA PDF
Cecília Maria Gomes Pires 77-85
A hipótese da existência de um “campo de ensino de canto no Brasil” PDF
Clara Sandroni 86-92
A viola e o violão na canção de câmara brasileira: representações musicais e simbolismos PDF
Cláudia Araújo Garcia 93-104
Participar em quê? Reflexões sobre o conceito de colaboração/participação em etnografia, a partir de uma experiência de coprodução de vídeos musicais PDF
Dario Ranocchiari 105-113
Ansiedade e performance musical: uma revisão sistemática da pesquisa sobre epidemiologia e questionários/escalas PDF
Fernanda Torchia Zanon 114-124
Improvisação e diálogo entre música e dança PDF
Frederico Lyra de Carvalho 125-132
Para além de “Vigiar e Punir”: a prática de piano numa experiência em contexto prisional PDF
Inês Lamela 133-141
Towards the influence of space & environment on a musical performance PDF
James Edward Armstrong 142-151
Portuguese sounds in american spaces music of the Grandes Festas in New England PDF
Jamie Corbett 152-159
The importance of tradition: sensual and spiritual aspects of love according to the medieval andalusian muslim poets and the occitan troubadours in contrast with the contemporary singer-songwriter Leonard Cohen PDF
Jiří Měsíc 160-169
Processos de museologia e patrimonialização dos bombos de Lavacolhos: a Casa do Bombo de Lavacolhos PDF
Karla Regina Bach de Andrade 170-178
Collaboration between composer and performer: a case study on two pieces for solo guitar PDF
Márlou Peruzzolo Vieira 179-191
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas PDF
Miguel de Laquila Oliveira 192-203
From me to you: one-to-one interaction based performance in music and sonic arts PDF
Min Kim 204-213
Processo coreográfico e performativo da coreógrafa/bailarina solista, e a sua relação com a prática do Yoga, na elaboração e interpretação da obra coreográfica “Inspiração”: um estudo prático PDF
Raquel Oliveira 214-222
A educação musical na multideficiência: impacto no comportamento pessoal e social de uma comunidade em particular PDF
Raquel Maia Resende 223-238
A bimusicalidade na relação entre universidade e favela: reflexões sobre uma experiência etnomusicológica em uma favela brasileira PDF
Rubens Aredes 239-246
Individuação, performance e improvisação no jazz: proposta exploratória PDF
Sérgio R. de G. Lima 247-256
O Festival RTP da Canção: definição de um objecto de estudo PDF
Sofia Vieira Lopes 257-265
A gendered tone: representations of sexuality and power in Cuban Batá Performance PDF
Vicky Jassey 266-276