O Festival RTP da Canção: definição de um objecto de estudo

Sofia Vieira Lopes

Resumo


O presente artigo pretende contribuir para a abordagem etnomusicológica ao Festival
RTP da Canção (1964-2014). Pela sua longevidade e por ter atravessado momentos-chave na
história de Portugal e da Europa, importa compreender a sua relevância no âmbito da criação
musical e da representação de identidades aos níveis nacional e internacional. A abordagem feita
na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (2010), a primeira em Portugal no âmbito da
etnomusicologia, é fundamental para o debate em torno deste concurso e um ponto de partida
para a minha investigação. Considerando a escassez de trabalhos publicados em Portugal
relativamente à importância da música na televisão e deste concurso em particular, este artigo
visa contribuir para a compreensão deste fenómeno musical e televisivo ao longo de cinquenta
anos. Uma vez que é resultado do trabalho de investigação ainda em curso (Doutoramento em
Etnomusicologia, FCSH-NOVA, Lisboa), recentemente financiado pela FCT, debatem-se as
possíveis abordagens ao tema, tendo como fundamento tanto os estudos internacionais como os
poucos contributos nacionais.


Palavras-chave


Festival RTP da Canção; música e televisão; identidades; comunidades imaginadas

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