Processo coreográfico e performativo da coreógrafa/bailarina solista, e a sua relação com a prática do Yoga, na elaboração e interpretação da obra coreográfica “Inspiração”: um estudo prático

Raquel Oliveira

Resumo


Como se constitui o processo de criação de uma obra coreográfica solista concebida e
interpretada pelo próprio bailarino? Durante o 3º Fórum Internacional de Pós-Graduação em
Estudos de Música e Dança (Post-ip ’15, em Aveiro) apresentei, em formato de recital-conferência,
o meu processo coreográfico, e o produto (em processo), resultantes da pesquisa prática levada a
cabo no doutoramento em Dança – na FMH | UL -, cujos objetivos se centram no processo de
criação e de interpretação, na reflexão sobre o processo criativo, e na influência que a prática do
Yoga tem nestes 3 processos: criativo, performativo e reflexivo. A metodologia e a prática de
investigação artística, utilizando tecnologias multimédia, foram apresentadas através da definição
da dinâmica de construção coreográfica e da procura de uma linguagem despojada e significativa
inerente à vivência de posturas e narrativas a partir do Yoga.
Na primeira parte, apresentei um momento performativo de 20 minutos, com excertos da obra
coreográfica “Inspiração”, criada no âmbito do doutoramento e que simboliza o meu encontro com
o Yoga que me impulsionou para um outro nível de entendimento da Dança. Na segunda parte dei
a conhecer a dinâmica da prática artística utilizada, recorrendo a um vídeo que documenta a fase
de ensaios de criação coreográfica e que mostra de forma resumida o meu método de trabalho.


Palavras-chave


dança; Yoga; bailarina; processo coreográfico; obra coreográfica

Texto Completo:

PDF

Referências


Bannon, Fiona & Kirk, Carole (2014). “Deepening discipline: digital reflection and Choreography”. Research in Dance Education 15(3): 289-302.

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14647893.2014.910185 [consultado em 05/02/2016]

Blanco, Mercedes (2012). “Autoetnografía: una forma narrativa de generación de conocimientos”. Andamios. Revista de Investigación Social, 9(19): 49-74.

http://www.redalyc.org/pdf/628/Resumenes/Resumen_62824428004_1.pdf [consultado em 06/02/2016]

FMH (s.d.) Regulamento de Doutoramento. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa http://www.fmh.utl.pt/pt/doc/instituicao/regulamentos-vigor/1724-cursos-de-doutoramento-fmh/file [consultado em 15/02/2016]

Carlson, Kristin (2011) “Exploring Creative Decision-Making in Choreographic Practice: A Phenomenological Study of Situated Cognition”.

http://summit.sfu.ca/system/files/iritems1/11951/etd6811_KCarlson.pdf [consultado em 05/02/2016]

Carolyn Ellis, Tony E. Adams & Arthur P. Bochner (2011) “Autoethnography - An Overview”. Forum: Qualitative Social Research, 12(1) http://www.qualitativeresearch.net/index.php/fqs/article/view/1589/3095 [consultado em 04/02/2016]

Correia, Jorge Salgado (2013) “Investigação em Performance e a fractura epistemológica”. El Oído Pensante 1:2 (1-22)

http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante/article/view/2994/2893 [consultado em 07/02/2016]

Duarte, Judite (2015) Sinopse do espetáculo Inspiração.

Lussier-Ley, Chantale (2014) Towards an enhanced understanding of dance education and the creative experience. Tese de Doutoramento, University of Ottawa

https://www.ruor.uottawa.ca/bitstream/10393/30354/3/Lussier-Ley_Chantale_2014_thesis.pdf [consultado em 05/02/2016]

Rubidge, Sarah (2004) “Artists in the Academy: Reflections on Artistic Practice. School of Visual and Performing Arts”. http://ausdance.org.au/articles/details/artists-in-the-academyreflections-

on-artistic-practice-as-research [consultado em 04/02/2016]

Santillano, Solveig (2007) “The effects of Hatha Yoga on contemporary dance: pitfalls, practices and possibilities”.

http://wesscholar.wesleyan.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1006&context=etd_mas_theses [consultado em 07/02/2016]

Smith, Hazel & Dean, Roger T. (2012) Practice-led Research, Research-led Practice in the Creative Arts. Edinburgh: Edinburgh University Press

Stock, Cheryl (2000) The reflective practitioner: choreography as research in an intercultural context. in Hideaki Onuki (ed.) World Dance 2000 - A Celebration of the

Millennium: Choreography Today, World Dance Alliance Japan Chapter (09-225) http://eprints.qut.edu.au/337/1/stock_reflective.PDF [consultado em 04/02/2016]

Tércio, Daniel (2015) Seminário de Doutoramento, Especialidade Dança.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.