A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas

Miguel de Laquila Oliveira

Resumo


O presente artigo origina-se de pesquisa em andamento que propõe uma investigação
sobre o processo de transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti.
Neste trabalho são apresentadas uma análise e discussão sobre algumas das principais escolhas
dos guitarristas ao interpretarem o texto musical scarlattiano. Para a observação destas práticas,
foram selecionadas sete sonatas em versões de guitarristas de renome, e utilizados os seguintes
parâmetros: adaptações do texto original, recursos instrumentais, articulação e ornamentação. De
maneira a sistematizar a investigação deste material, foram utilizadas as seguintes ferramentas:
análise das transcrições dos guitarristas (partituras e gravações), pesquisa bibliográfica e registro
diário do processo de estudo destas sonatas na guitarra. A partir da investigação realizada, foi
possível o reconhecimento de tendências gerais dos guitarristas na prática deste repertório, tais
como: uniformidade de articulação, uniformidade de timbre, e execução de ornamentos em duas
cordas. Além disso, foram identificadas soluções pouco convencionais, que abrem caminho para
novas abordagens de transcrição.


Palavras-chave


performance; guitarra; transcrição; Scarlatti

Texto Completo:

PDF

Referências


Gilbert, Kenneth (1984) Scarlatti: Complete Keyboard Sonatas, Vol. 1. Paris: Heugel.

Gloeden, Edelton e Morais, Luciano (2008) “Intertextualidade e transcrição musical: novas possibilidades a partir de antigas propostas”. Opus (14)2.

Kayath, Marcelo (2011) “Guitar – A small orchestra or a grand piano?”. http://www.guitarsalon.com/blog/?p=1412 [consultado em 20/10/2015].

Quantz, Michael (1994) Practical aspects of playing Scarlatti’s sonatas on the guitar, a lecture recital. Master’s Dissertation, University of North Texas.

Segovia, Andrés (1947) “A Note on Transcriptions”. Guitar Review 3.

Yates, Stanley (1998) “Bach’s unnacompanied string music: a new (old) approach to stylistic and idiomatic transcription for the guitar”.

http://www.stanleyyates.com/articles/bacharr/intro.html [consultado em 15/10/2015].

Zanon, Fábio (2012) Domenico Scarlatti – 30 Sonatas. Mel Bay Publications.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.