Improvisação e diálogo entre música e dança

Frederico Lyra de Carvalho

Resumo


Neste artigo, a partir de uma etnografia do trabalho exercido em parceria entre o grupo
musical Mojav Duo e o grupo de dança Coletivo Lugar Comum, esboçaremos uma tentativa de
compreender a relação e interação possível entre música e dança, ambas improvisadas. Para tal,
tendo como ponto de partida a perspectiva de um dos músicos participantes, faremos uma
articulação de forma interdisciplinar entre pensadores da música, dança, filosofia e psicanálise.


Palavras-chave


música; dança; improvisação

Texto Completo:

PDF

Referências


Adorno, T. W. (1966) Dialética Negativa, São Paulo: Zahar, 2009.

___________ (1955) Philosophie de la Nouvelle Musique, Paris: Gallimard, 1962.

Badiou, Alain (1998) “A dança como metáfora do pensamento” in Pequeno Manual de Inestética, São Paulo: Estação Liberdade, 2002. (79-96)

Branco, Lucia Castello (ed.) (2008), A tarefa do tradutor de Walter Benjamin. Quatro traduções para o português. Belo Horizonte: Fale/UFMG.

Neder, Fernando (2010) “Steve Paxton entrevistado por Fernando Neder”. O Percevejo Online 1 (2): 1-9. http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1443/1278 [consultado em 05/02/2016]

Kintzler, Catherine (2006), “L'Improvisation et les paradoxes du vide” in Boissière, Anne e Kintzler, Catherine (eds) Approche philosophique du geste dansé, de l’improvisation à la

performance, Lille: Presses Universitaires du Septentrion, Esthétique et Sciences des arts. (15-40).

Lacan, Jacques (1980) “Le malentendu”. In Ecole Lacanienne: séminaire XXVII. http://bulk.lutecium.org/mirror/www.ecolelacanienne.net/stenos/seminaireXXVII/1980.06.10.pdf [consultado em 04/02/2016]

Stark, Nancy (1985) “Still in the Middle”. Contact Quarterly, 10(2): 4

Toenjes, John (2009) “Musical Improvisation in the Modern Dance Class: Techniques and Approaches in Fulfilling a Multi-Layered Role” in Musical Improvisation. Art, education and

society. Solis, Gabriel and Nettl, Bruno (eds) Chicago: University of Illinois Press. (221-238)




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.