A hipótese da existência de um “campo de ensino de canto no Brasil”

Clara Sandroni

Resumo


Nesta comunicação pretendo apontar alguns pontos da pesquisa de doutorado que
realizo na UNIRIO (iniciada em 2013), cujo tema é o ensino de canto popular no Brasil. A
pesquisa que já realizei até esta fase do trabalho, indica que a oferta de ensino de canto popular
tem aumentado no país e que existe a necessidade de criar e desenvolver didáticas que apoiem
essa nova demanda. Essa pesquisa pretende localizar uma disputa pelo mercado de trabalho
do profissional da voz cantada e sugere que, através da teoria dos campos de Pierre Bourdieu
(2003) poderíamos vir a ter um novo entendimento sobre essa realidade. Sugerimos que exista
um “campo de ensino de canto no Brasil” e que, além dele, um “subcampo de ensino de canto
popular” vem se configurando nos últimos 40 anos. Nesse artigo também vou apresentar um dos
questionários que serão enviados a professores de canto popular, para que, através dele,
possamos tentar conhecer melhor a realidade de seu trabalho. O objetivo dessa pesquisa
consiste em conhecer em profundidade o ensino de canto popular hoje, suas principais
tendências e problemas.


Palavras-chave


ensino de canto; canto popular; professor de canto popular; campo

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Referências


André, Marli Eliza D. A. de (1995) Etnografia da prática escolar. Campinas, São Paulo:

Papirus.

Bourdieu, Pierre (2003) Questões de Sociologia. Lisboa: Editora Fim de Século.

Bourdieu, Pierre e Chartier, Roger (2011) O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte:

Autêntica.

Queiroz, Alexei Alves de (2009) Canto Popular: Pensamentos e procedimentos de

ensino na UNICAMP. Dissertação de Mestrado em Música, Instituto de artes,

Universidade Estadual de Campinas.

Sandroni, Clara (2013) Práticas de Ensino de Canto Popular Urbano Brasileiro no

Grupo de Estudos da Voz (GEV-RJ) e Seus Desdobramentos. Dissertação de Mestrado

em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro.




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