Music for and by children

A 1ª Conferência Internacional: “Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators” musichildren’17 foi realizada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro nos dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2017. O musichildren’17 acolheu como oradores convidados duas personalidades distintas do meio académico e artístico internacional - o compositor Dai Fujikura (Royal College of Music) e a Professora doutora Jackie Wiggins (Oakland University).
O objetivo principal da conferência musichildren’17 foi explorar diferentes aspetos da música para crianças e da música criada por crianças, contribuindo assim para a disseminação da investigação no campo da Composição Musical, Performance e Educação em Música. Durante a conferência foi possível observar diversas discussões na área e a partilha e o desenvolvimento de novas ideias. Este evento de três dias contou com participantes provenientes da América do Sul, América do Norte, Europa, Asia e Oceânia, que apresentaram os seus trabalhos em diferentes formatos tais como comunicações, performances, workshops e recital conferência.

2018: Musichildren: Proceedings of the 1st International Conference Music for and by children

Editado por Sara Carvalho, Clarissa Foletto, Filipe Lopes and Aoife Hiney 

ISBN 978-972-789-539-7

 

Sumário

Documento completo

Music for and by Children: online proceedings of the international conference musichildren’17 PDF PDF (English)
Sara Carvalho, Clarissa Foletto, Filipe Lopes, Aoife Hiney 1-242

Artigos

Employing technology in creative music making: Case studies of classroom applications PDF (English)
Angeliki Triantafyllaki, Victoria Rowe 6-17
Bandas marciais: ensino coletivo nas escolas de tempo integral da cidade de Goiânia-Goiás-Brasil PDF
Aurélio Nogueira de Sousa 18- 25
"A gente aprende a ouvir, a tocar e a saber como a gente faz a música": processos lúdico-criativos em uma oficina de música com crianças PDF
Camila Costa Zanetta, Maria Teresa Alencar de Brito 26-37
Classical Music in Cartoons as Education Source PDF (English) PDF
Eka Chabashvili, Mala Virsaladze 38-48
Novas músicas para novos flautistas: relato de uma experiência PDF PDF
Cláudia Schreiner 49-64
Listening and body movement PDF (English)
Elisabetta Piras, Sandra Fortuna, Marina Maffioli 65-78
The role of musical resources in childhood social construction PDF (English)
Florencia Finger Chouhy 79-87
Entre a palavra, a imaginação e o som: imagética e metáfora na pedagogia coral infantil PDF
Janete Costa Ruiz, Maria Helena Vieira 88-95
Drum, drama, dream and music: listening and multimodality PDF (English)
José Carlos Godinho 96-107
Six-hands piano pieces: Creating a social learning opportunity for piano students PDF (English)
Kaja Bjorntvedt 108-115
Everyone a composer: A successful collaboration in Arts and Education PDF (English)
Lies Colman, Katrijn De Wit, Wim Henderickx 116-121
A performance musical em sala de concerto realizada por crianças e jovens: uma arte de espetáculo intitulada Música Feliz PDF
Maria Beatriz Licursi, Levi Leonido Silva, Elsa Morgado, Mário Aníbal Cardoso 122-128
Contributos das Expressões Artísticas na criação e dinamização de projetos artísticos para crianças e jovens em idade escolar PDF
Maria do Rosário da Silva Santana, Helena Maria da Silva Santana 129-138
Eco-composition and everyday creative musical practices: theory and practice experience in Ubiquitous Music research at UFRGS Application School with high school students in and out of the classroom PDF
Maria Helena de Lima, Damián Keller, Luciano Vargas Flores 139-151
Como se fora brincadeira de roda: cantigas de roda e brincadeiras cantadas no Brasil PDF
Maristela de Oliveira Mosca 152-160
Rock’n Roll: uma perspectiva de expressão e criatividade musical com crianças PDF
Paulo Sérgio Lacerda de Albuquerque 161-167
From the idea to the final result: the process of pupils' musical creation PDF (English)
Rūta Girdzijauskienė 168-177
Learning by Teaching: Children’s musical and emotional skills development through a piano teacher role PDF (English)
Sergio Bernal Bernal 178-188
Do conto ao concurso: collective songwriting with children from 8 to 10 years old PDF
Sofia Leandro 189-201
The role of tangible interaction in children’s cognitive development through music composition and performance PDF
Stratos Kountouras, Ioannis Zannos 202-213
Ba-Ba-Baila-Plim: um concerto dedicado à 1ª infância PDF
Susana Grangeia, Andreia Duarte 214-218
Ondas: um possível caminho para refletir sobre as experiências musicais nos territórios da educação musical PDF
Teca Alencar de Brito 219-226
Caracterização do panorama coral infantil e juvenil do distrito de Lisboa no ano de 2017 PDF
Teresa Marinho, Helena Rodrigues 227-242