Ondas: um possível caminho para refletir sobre as experiências musicais nos territórios da educação musical

Teca Alencar de Brito

Resumo


"Ondas" é o nome de um CD que apresenta produções musicais feitas com e por crianças e adolescentes que fazem música na Teca Oficina de Música, em São Paulo, Brasil. Inspirado nas comemorações do centenário de nascimento do importante compositor brasileiro Dorival Caymmi (1914-2008) e, por isso, contando com várias composições com temas relacionados ao mar, à vida dos pescadores, à natureza, entre outros aspectos, o título também remete aos movimentos contínuos das águas, que - a um só tempo – são semelhantes e diferentes, assim como ocorre com os eventos musicais (e humanos) que emergem em nosso espaço de trabalho. O projeto é parte de uma pesquisa contínua que foca, especialmente, 1- o dinamismo do pensamento musical revelado por meio das práticas sonoro-musicais e pelos modos singulares de lidar com os materiais, conceitos e ideias de música; 2- processos criativos envolvidos em improvisações, composições, invenções e sonorizações de histórias, elaboração de arranjos, desenvolvidos em aulas em grupos e de instrumentos musicais diversos); 3- projetos marcados pela integração entre prática e reflexão e pela ampliação do conceito de música; 4- a singularidade do pensamento musical ao longo do percurso, que nominamos como "ideias de música”; 5- a construção do “caminho ao caminhar”, combinando o cotidiano, o imaginário, o mundano, o raro, o tradicional e o novo. Esta proposta fundamenta-se em princípios pedagógico-musicais de H- J Koellreutter; (b) nas pesquisas e proposições de François Delalande; c) nas proposições da Teoria dos Sistemas Dinâmicos, segundo Esther Thelen; (c) em conceitos filosóficos de Deleuze e Guattari, (jogo ideal, menor, rizoma), e (d) no conceito de pedagogias musicais abertas, segundo a educadora musical argentina Violeta H. de Gainza. O nome do CD lembra uma das composições gravadas, desenvolvida por adolescentes. O objetivo principal desta comunicação é destacar a singularidade das ideias de música que emergem e se transformam no curso da infância, bem como, os processos criativos que podem emergir em sistemas abertos de educação musical. (com crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 14 anos) e/ou em aulas particulares de instrumentos musicais diversos. 


Palavras-chave


educação musical; ideias de música; processos criativos

Texto Completo:

PDF

Referências


Brito, T. (2011). Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical; prefácio de Carlos Kater. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2a ed.

Brito, T. (2007). Por uma educação musical do Pensamento: novas estratégias de comunicação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, PUC/SP.

Delalande, F.(1984). La musique est un jeu d’enfants. Paris: Buchet/Chastel.

Deleuze, G., Guatari, F. (1977). Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro. Imago Editora. Deleuze, G. (2003). Lógica do Sentido. SP: Perspectiva.

Gainza, V.. (2004) “Problemática actual y perspectivas de la educación musical para el siglo XXI”, In: NAVAS, Carmen María Mendéz y Gainza, Violeta Hemsy de (comp). Hacia una educación musical latinoamericana. San José, CR: Comisión Costarricense de Cooperación con la UNESCO.

Gallo, S. (2003). Deleuze & a Educação. BH: Autêntica.

Koellreutter, H. (1997). O espírito criador e o ensino pré-figurativo. In: Kater, Carlos (org), Educação Musical: Cadernos de Estudo no6, Belo Horizonte: Atravez/EMUFMG/FEA/FAPEMIG, pp53-57.

Lee, S. (2008)– ONDA, SP: Cosac Naify

Maturana, H. R (1997). A ontologia da realidade. Cristina Magro, Miriam Graciano, Nelson Vaz

(org). BH: Editora UFMG, 1997.

Piaget, J. (1964). A formação do símbolo na criança; tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Editora LTC.

Thelen, E.; Smith, L.(1998) - A dynamic systems approach to the development of cognition and action; 3o Edition. Cambridge: The MIT Press (A Bradford Book.

CD:

Teca Oficina De Música – ONDAS (TOM008), 2015.




Copyright (c) 2018 Music for and by children

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.