Rock’n Roll: uma perspectiva de expressão e criatividade musical com crianças

Paulo Sérgio Lacerda de Albuquerque

Resumo


Partindo da perspectiva de um processo educacional significativo e dinâmico na escola de educação básica, o educador musical necessita buscar diferentes estratégias que lhe deem subsídios eficazes para que a sua prática docente seja articulada com a realidade do seu campo de atuação. Diante da troca de experiências entre o professor da educação básica (supervisor do PIBID – Programa de Iniciação à Docência) e os bolsistas do subprojeto de música do programa, o presente trabalho tem a finalidade de relatar os resultados de uma práxis pedagógico-musical no processo de expressão e criatividade dos alunos realizada com uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal do Natal, Rio Grande do Norte/Brasil. A prática pedagógico-musical se desenvolveu através do filme “Escola de Rock”, onde após a sua apreciação, foram discutidos estilos musicais, especificamente o Rock`n Roll. Posteriormente, identificou-se os principais instrumentos do estilo e cada aluno personalizou os desenhos dos mesmos em papel. Formou-se um grupo de alunos para simular uma banda de Rock, transformando uma canção popular infantil no estilo estudado. Esta atividade levou os alunos da educação básica a desenvolverem elementos musicais como percepção de diferentes estilos, timbres, ritmos e melodias, como também expressão e criatividade. Além de outros aspectos da formação global como a atenção, prontidão e socialização. Realizada através de uma forma motivadora e lúdica, essa atividade trouxe como resultados contribuições significativas e consistentes no processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos: professor supervisor, licenciandos bolsistas e alunos da educação básica. Dessa maneira, podemos constatar a eficácia do PIBID no processo formativo do educador musical, bem como na formação global do aluno da educação básica. 


Palavras-chave


ensino-aprendizagem; ensino infantil; PIBID Música; educação Musical; Rock`n Roll

Texto Completo:

PDF

Referências


Brasil (1988). Constituição, art. 205.

Brasil (1996). LEI No 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.

Brasil (2016) Lei no 13.278 de 02 de maio de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.

Edital do Pibid (2007). Edital MEC/CAPES/FNDE No 1/2007. Brasília.

França, C. C. (2012). Riffs forever: O rock na sala de aula. Música na Educação Básica.

Londrina, V.4, n.4.

Friedlander, P. (2006). Rock and Roll: Uma historia social; tradução de A. Costa. São Paulo,

Editora Record, 4. ed.

Júnior, L. (2015) Criatividade Musical (online). Disponível em: http://musicaplena.com/criatividade-musical/. (consultado).

Leão, E. (2015). Formação de Professores de Música: Rumos Atuais. Revista Diálogos (RevDia) V. 3, N. 2, JUL-DEZ.

Nachmanovitch, S. (1990). Ser Criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. 4a edição, Summus editorial. Tradução: Eliane rocha.

Penna, M. et al. (2012). Pedagogias em educação musical [livro eletrônico] / Tereza Mateiro, Beatriz Ilari, (Org.). – Curitiba: InterSaberes, 2012, edição 1. – (Série Educação Musical).

Queiroz, L. R. S., & Penna, M. (2012) Políticas públicas para a Educação Básica e suas implicações para o ensino de música. Educação. Santa Maria, v. 37, n. 1, 2012. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/3662/2713

Queiroz, L. R. (2010) Música na escola. Boletim Arte na Escola, edição 72, Março / Abril / Maio 2014 (online). Disponível em: http://artenaescola.org.br/boletim/materia.php?id=72726.




Copyright (c) 2018 Music for and by children

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.