Incorporação da experiência da regularidade na produção artística

Alejandro Grosso Laguna

Resumo


O estudo explora a estrutura expressiva e temporal da periodicidade hierárquica do movimento do pé em resposta à música, justapondo os resultados num exemplo de produção artística. Empregando técnicas de microanálise, e de acordo com o paradigma de velocidade zero, parcelamos a trajetória do movimento do pé de acordo com 2 indicadores visuoespaciais. Calculamos o timing das trajetórias de movimento do pé em termos de diferenças entre localizações de velocidades 0. Comparamos as localizações de velocidade 0 obtidas e os ataques sonoros de 4 posições métricas do estímulo musical. Os resultados obtidos demonstraram (i) que a resposta do pé frente à música revelou um movimento complexo que excede a marcação periódica do tempo, abrangendo aspectos específicos da métrica e a expressividade articulatória da performance musical, e (ii) que os impactos do pé como fonte principal da experiência (háptica e cinestésica) da regularidade estiveram organizados em torno de componentes cinestésicas e de timing não isócrono. O estudo chama a atenção para formas mais integradas de comunicar modos de conhecimento proposicionais e corporizados entre músicos e bailarinos e que envolvem questões de conhecimento procedimental.


Palavras-chave


Experiência corporizada da regularidade; timing corporal e sincronia áudio háptica; microanálise; indicador visuoespacial de velocidade zero; performance musical e movimento dançado.

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