Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 6, n. 4 (2014)

O número da Revista Online Indagatio Didactica agora publicado é composto por dez artigos distribuídos por quatro secções, realçando-se, uma vez mais, a diversidade de temáticas abarcadas e de áreas de interesse dos vinte e um autores participantes.

Sumário

Editorial

Editorial V.6.N.4 PDF
Teresa Bettencourt

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

Developing competences in Higher Education through innovation in the teaching methodology PDF
Cristina Manuela Sá
Explicações, escolas e sucesso educativo: reflexão em torno da educação sombra PDF
Joaquim Pinto, Jorge Adelino Costa, Jaime Carvalho e Silva
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico PDF
Gabriela Gonçalves, José António Fernandes, Maria Manuel Nascimento
A função do ensino como atividade criativa e boas práticas (perceções dos estudantes) PDF
Margarida M. Pinheiro
A relação de adolescentes com a escrita: potencialidades didáticas de uma oficina sobre a escrita realizada em contexto escolar PDF
Inês Cardoso, Luísa Álvares Pereira

Tecnologias da Informação em Educação

Colaboração em fóruns de discussão online para construir conhecimento didático: um estudo na formação inicial de professores PDF
Maria João Macário, Cristina Manuela Sá, António Moreira
Impacto do Synectics nas competências criativas de estudantes a frequentar o 2º ciclo do ensino superior PDF
Andreia Pereira, Catarina Lélis, Óscar Mealha
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico PDF
Laura Chagas, Neuza Pedro

Avaliação em Educação

Avaliação da qualidade da investigação em Educação: conceptualização de um projeto de investigação PDF
Ana Paula Cabral, Isabel Huet

Supervisão

Sexualidade e Género em Campanhas de Prevenção da Infeção por VIH/Sida: «desconstruir para (re)educar» PDF
Ana Frias, Filomena Teixeira