Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 6, n. 1 (2014)

O projeto TRACER - O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português  (financiamento FCT, com a referência n.º PTDC/CPE-CED/113368/2009COMPETE:FCOMP-01- 0124-FEDER-014394) decorreu na Universidade de Aveiro, com enquadramento nas unidades de  investigação CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Ciências e Tecnologias da Comunicação e  CIDTFF – Centro de Investigação em Didática na Formação de Formadores, no período 2011-2014  (http://cms.ua.pt/TRACER). Um dos objetivos propostos para o projeto foi a organização de uma  conferência que permitisse divulgar os resultados da investigação realizada, bem como promover a partilha e discussão dos resultados de estudos e projetos de investigação promovidos por outros investigadores a nível nacional sobre temáticas directamente relacionadas com a do projeto, constituindo-se, assim, como um fórum privilegiado para a disseminação de boas-práticas, desafios, metodologias de investigação e conclusões relevantes para a comunidade científica nacional.

Sumário

Editorial

V.6, n.1 (2014) PDF
Fernando Ramos

Tecnologias da Informação em Educação

U-TRACER: uma ferramenta de visualização da informação sobre o uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português PDF
Marta Pinto, Rui Raposo, Fernando Ramos
Implementação de tecnologias de apoio ao ensino (LMS): dois estudos de caso em instituições de Ensino Superior PDF
Pedro Neves Rito, João Álvaro Carvalho
Envolvimento, literacia digital e oportunidades no uso da Internet pelos alunos do Ensino Superior: uma análise em função do género PDF
Rita Santos, Luís Pedro, José Azevedo
Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Portugal. estudo exploratório PDF
Angelina Costa, Lina Morgado
Espaço online, oportunidade e desafio para indivíduos e instituições PDF
Mónica Aresta, Luís Pedro, Carlos Santos, António Moreira
A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público português PDF
João Batista, Nídia Salomé Morais, Fernando Ramos
Os desafios da implementação do e/bLearning no ensino superior: estudo de caso do Instituto Politécnico de Portalegre PDF
Ana Silva, Carolina Santos, João Romacho, Luís Loures, Luís Pinheiro
Adoção de uma Plataforma de e-Learning no Ensino Superior – O Fator Institucional PDF
Bertolino Campaniço, Neuza Pedro
Dimensões para a construção de um curso em b-learning: Um estudo de caso PDF
Paula Peres, Anabela Mesquita
Repensar a tecnologia em contextos educativos: o SAPO Campus no DeCA PDF
Carlos Santos, Fernando Ramos, Luís Pedro
Recursos e materiais pedagógicos utilizados no desenvolvimento dos processos de aprendizagem no ensino superior PDF
Carlos Barreira, Frederico Monteiro, Graça Bidarra, Piedade Vaz-Rebelo
A plataforma PmatE e o desenvolvimento de apetências em Matemática PDF
Sónia Pais, Isabel Cabrita, António Batel Anjo
E-Learning no Ensino Superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem PDF
Wannise Lima, Pedro Cabral, Neuza Pedro
Promoção da interatividade na sala de aula com Socrative: estudo de caso PDF
Jorge Trindade
Uma abordagem à Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem PDF
Ângelo Jesus, Maria João Gomes
Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro PDF
Cecília Guerra, António Correia, Helena Pedrosa-de-Jesus
Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a perceção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português PDF
Nídia Salomé Morais, João Batista, Fernando Ramos
O uso de recursos educacionais abertos no ensino superior: potencialidade, desafio e oportunidade PDF
Dalila Coelho, Ana Balula, Fernando Ramos
Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria PDF
Nelson Jorge, Manuela Francisco, Carina Rodrigues, Rita Cadima
O uso das TIC na promoção do pensamento crítico de Futuros Professores PDF
Rui Vieira
Aplicação do conceito de B-Learning na formação inicial de enfermeiros: análise do desenvolvimento de uma unidade curricular PDF
João Veiga, Miguel Serra
ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior PDF
Sandra Gaspar Martins, Vítor Duarte Teodoro
Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do ensino superior PDF
Dora Simões, Margarida M. Pinheiro
A Recepção da Produção Audiovisual na Educação Universitária PDF
Suyanne Souza, Francisco Mallmann
As Webquests como Ferramenta de Trabalho Colaborativo e Autónomo em Matemática no Ensino Superior PDF
Carlota Lemos, Lúcia Pombo, Isabel Cabrita
TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em didática de línguas PDF
Cristina Manuela Sá, Maria João Macário