Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 8, n. 4 (2016)

Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram seleccionados a partir dos textos aceites para o Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2016), que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro de 2016.

Sumário

Editorial

Editorial PDF
J. Bernardino Lopes, J. Paulo Cravino, Carla Santos

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

Campus Científico de Verano: una experiencia para alumnado de Ciencias de Secundaria desde la UniversidadScience PDF
Adriana Arca Ramos, Ramón Cid Manzano
Exposição explorística – Aventuras na estatística: Uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade PDF
Sara Daniela Marques Oliveira, Fernando Manuel Lourenço Martins, Rui Sousa Mendes
Los conocimientos sobre la proporcionalidad de los futuros maestros a través del mapa conceptual PDF
Maria Ricart, Assumpta Estrada
Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano PDF
Alcina Figueiroa, José Luís Coelho da Silva
Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico PDF
Joana Rios da Rocha, Xana Sá-Pinto, Alexandre Pinto, José António Gomes, Elisama Oliveira
A cultura, como recurso educativo, numa aula de matemática PDF
Lucinda Serra, Cecília Costa, Paula Catarino, J. Bernardino Lopes
Ideias de futuros professores de biologia sobre a evolução biológica de darwin: fato ou teoria? PDF
Vanessa Minuzzi Bidinoto, Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de biologia do ENEM PDF
Amanda Brena Barbosa Almeida, Luciana Aparecida Siqueira Silva, Paula Silva Resende Fernandes, Marcos Fernandes-Sobrinho
O professor de matemática: percurso escolar e as suas práticas de ensino no início da carreira PDF
Isabel Teixeira, Cecília Costa, Paula Catarino, Maria Nascimento