Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 9, n. 1 (2017)

Os sete artigos publicados neste número especial da Revista Online Indagatio Didactica (ID) foram selecionados de entre os trabalhos desenvolvidos no âmbito de uma ação de formação intitulada Pedagogia no Ensino Superior: Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação inovadoras, promovida pela UINFOC – Unidade Continuada de Formação Continuada da Universidade de Aveiro.

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Ana Vitória Baptista

Acontece

Ensinar metodologia de investigação recorrendo à investigação como metodologia PDF
Ana Paula Cabral
Grupos de escuta ativa para potenciar o debate: Descrição de uma estratégia para direcionar a atenção e estruturar a participação em sala de aula PDF
Marta Fonseca
Estratégias de aprendizagens ativas em estudantes de Enfermagem: Aprendizagem cooperativa e resolução de problemas PDF
Ana-Bela Jesus Roldão Caetano
Teacher For A Day – O estudante no papel do professor: Relato de uma experiência em contexto de aula prática no ensino de Enfermagem PDF
Ana Filipa Cardoso, Helena Felizardo
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem PDF
Júlia Maria das Neves Carvalho
Técnica de espelhamento nas aulas de prática laboratorial no ensino de Enfermagem PDF
Helena Felizardo, Ana Filipa Cardoso
“Cenas da Vida Real”: O role-playing e a simulação em contexto de aulas práticas laboratoriais no ensino de Enfermagem PDF
Ana Maria Perdigão