Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 7, n. 4 (2015)

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Teresa Bettencourt

Acontece

Necessidades Formativas dos Professores do Ensino Fundamental: expectativas e interesses da pesquisa educacional nos últimos 15 anos no Brasil PDF
Júlia da Silva Rigo, Heloisa Raimunda Herneck
A Contratação do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa nas Escolas Públicas PDF
Susana Barbosa, Fernanda Teixeira, Sara Barbosa
Índios e Universidade: os caminhos da educação superior indígena na Amazônia Brasileira – Roraima PDF
Roberto Ramos Santos

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

Ortografia e produção textual: estudo de caso no sistema de ensino português PDF
Inês Moura, Luísa Álvares Pereira, Rosa Lídia Coimbra
Manuais para o Ensino de Segundas Línguas em Contexto Universitário Europeu: Que Abordagem Metodológica? PDF
Catarina Castro
Programa de avaliação de descodificação fonética em Português Língua Segunda PDF
Sandra Figueiredo, Carlos Fernandes da Silva, Margarida Alves Martins
Predominância lateral e atividades motoras – um estudo em idade pré-escolar PDF
Catarina Cravo, Isabel Magalhães, Rui Neves
O modelo gerador de questões na identificação de dificuldades de alunos da 12ª classe de Moçambique na explicação do efeito fotoelétrico PDF
Rogério Eleazar Carlos Cossa, Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa

Tecnologias da Informação em Educação

Literacia da Informação no Ensino Superior: proposta de módulo de formação em Educação a Distância PDF
Rita Tavares, Maria Dionisia Laranjeiro, David Oliveira, Clarice Vanderlei Ferraz, Lúcia Pombo

Supervisão

Promover a qualidade das relações em Intervenção Precoce com o método Video Hometraining/ Video Interaction Guidance (VHT/VIG) PDF
Maria de Fátima Feliciano, Paula Coelho Santos, Carlos Fernandes da Silva, Sandra Agra, Leonor Carvalho