Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 6, n. 2 (2014)

Sumário

Editorial

v. 6, n. 2 (2014) PDF
Teresa Bettencourt

Avaliação em Educação

Avaliação Institucional: O modelo brasileiro PDF
Mary Rangel, Jane do Carmo Machado
Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil) PDF
Jorge Bonito, Cláudia Miranda

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor PDF
Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira
A sinopse: uma ferramenta metodológica para analisar a prática docente PDF
Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira
Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa: um estudo no 1.º CEB PDF
Ana Raquel Simões, Sara Ferreira

Supervisão

Supervisão colaborativa online de práticas letivas de Biologia em contexto Europeu: Portugal e República Checa PDF
Arminda Malho, Lúcia Pombo, Luís Marques
O impacto na sobrecarga dos cuidadores familiares: revisão da literatura sobre programas de intervenção PDF
Ricardo Melo, Marília Rua, Célia Santos

Tecnologias da Informação em Educação

Exploração do jogo “Fazenda Feliz” em contexto educativo PDF
Ana Oliveira, Elisabete Peixoto, Fábio Ribeiro, Paula Mota, António Moreira
CURUCUCU©: Suporte à produção narrativa de crianças dos 8 aos 10 anos PDF
Ana Carla Amaro, António Moreira, Luísa Álvares Pereira
A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos: um estudo com o SAPO Campus PDF
David Oliveira, Luís Pedro, Carlos Santos