Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 8, n. 5 (2016)

O atual número da Revista Online Indagatio Didactica, é composto por dez artigos, estando seis incluídos na secção Desenvolvimento Curricular e Didática e quatro na secção Tecnologias da Informação em Educação. Os critérios de ordenação dos artigos incluídos em cada uma das secções foram: i) a abrangência das problemáticas; ii) os níveis etários envolvidos; e, iii) as áreas temáticas.

Sumário

Editorial

Editorial do n.º normal de dezembro da Indagatio Didactica PDF
Teresa Bettencourt

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

Competências relacionadas com metodologias de investigação em educação: perceções de um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas PDF
Luis Filipe Neves, Clara Coutinho, Maria João Loureiro
Ser Professor Doutor numa escola: expectativas, possibilidades e constrangimentos associados à articulação entre a investigação didática e a prática docente PDF
Ângela Espinha, Lécio Ribeiro
Students’ involvement in the assessment and the development of competencies PDF
Cristina Manuela Sá
Representações sociais: vozes de alunos do 10.º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem PDF
Maria Conceição Pimenta, Rosa Maria Faneca
Pensamento Algébrico e Diagramático: Uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano PDF
Sara Vaz, Lúcia Suharman, Teresa Neto
Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico PDF
Tânia Fernandes, José Luís Coelho da Silva

Tecnologias da Informação em Educação

MOOC desenvolvidos no ensino superior português: um estudo descritivo em torno de modelos pedagógicos, estratégias de funcionamento, mecanismos de avaliação e taxas de sucesso PDF
Neuza Pedro, Patrícia Baeta
Integração dos recursos digitais na aula de Português – Que conhecimentos revelam os professores? PDF
Gabriela Barbosa
Estudo da série de Laurent com recurso ao Geogebra: contributo da Engenharia Didática PDF
Monique Rafaela Monteiro Marinho, Francisco Regis Vieira Alves
Famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: análise de comentários textuais de mães num fórum de discussão online PDF
Marisa Maia Machado