Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 6, n. 3 (2014)

O 3º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2014) ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2014 na Universidade da Extremadura em Badajoz, Espanha. Entretanto, devemos relembrar que o CIAIQ2013 foi realizado na Universidade de Aveiro e teve suas atas de artigos completos publicadas na revista Indagatio Didactica. Para os editores é uma honra apresentar mais um número especial a esta prestigiada revista. Nesta nova edição constam onze artigos escolhidos pela comissão de organização da conferência, para serem ampliados e aprofundados em relação as versões publicadas nas atas ordinárias do CIAIQ2014.

Sumário

Editorial

Os Desafios da Docência no Ensino Superior PDF
Francislê Neri de Souza, António Pedro Costa, Luís Paulo Reis, Dayse Neri de Souza, Ricardo Luengo

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

Aportaciones de las salidas al medio natural como actividades de enseñanza y de aprendizaje según profesores en formación PDF
E. Costillo, A.B. Borrachero, R. Esteban, J. Sánchez-Martin
Formación docente en ciencias sociales: creencias e identidad profesional de los futuros profesores de Educación Secundaria PDF
José Díaz-Serrano, Francisca José Serrano Pastor, María Begoña Alfageme González
Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior PDF
Ricardo A. G. Teixeira, Keila M. M. Costa, Carlos C. Silva, Soraya V. Santos
A formação do professor de Ciências e Matemática para a Educação de Jovens e Adultos PDF
Rony Freitas, Alex Jordane, Sidnei Leite
Formação Tecnológica Docente no Programa UCA: caminhos para um “inédito-viável” PDF
Helaine Reis, Helen Marcia Barbosa Silva
Avaliação do Letramento Acadêmico de Ingressantes do Curso de Recursos Humanos PDF
Heloísa Gonçalves, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias
Identificação de conceitos prévios dos alunos recorrendo a métodos qualitativos PDF
Sofia Maria Veríssimo Catarreira, Vitor Godinho Lopes, Ricardo Luengo González, Luis Manuel Casas García
Metanálise dos processos analíticos presentes em dissertações de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática PDF
Valderez Lima, Maurivan Ramos, Rosana Gessinger
Grounded Theory Adaptações ao Contexto da Deficiência e Educação PDF
Maria Isabel Camalhão, Serafim Camalhão
Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional PDF
Sofia Andrade, Paula Santos, António Pedro Costa, Dayse Neri de Souza
El programa MUS-E en Badajoz: análisis comparativo y emergente de resultados de su implantación PDF
María Rosa Oria, Carmen Benito
Estudos sobre as políticas educacionais e o ciclo de políticas na perspectiva de Ball e Bowe PDF
Luciane Viegas