Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 7, n. 1 (2015)

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Teresa Bettencourt

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

Aprender Ciências e Desenvolver o Pensamento Crítico: percursos educativos no 1º ciclo do Ensino Básico PDF
Emília Gonçalves, Rui Marques Vieira
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção PDF
Roberta Ferroni, Maria Helena Araújo e Sá
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores PDF
Regina Osório, Filomena Martins
A Língua Portuguesa na Resolução de Problemas no 2.º CEB PDF
Ana Raquel Simões, Filipa Oliveira
Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM PDF
Tiago Emanuel Klüber, Carla Melli Tambarussi, Daniel Zampieri Loureiro, Paulo Wichnoski, Wellington Piveta Oliveira
Educação para o Desenvolvimento Sustentável: atividades com orientação CTS/ PC no 1.º CEB PDF
Marisa Silva, Celina Tenreiro-Vieira

Tecnologias da Informação em Educação

Competências do professor para o ensino online: análise de um curso de capacitação de docentes em EaD PDF
Lina Sara Chovano do Rosário, António Moreira
Sapo Campus: contributo para a definição de uma proposta de implementação de uma Universidade Júnior online em Portugal PDF
Rita Tavares, Luís Pedro
The promotion of digital inclusion through MOOC design and use: a literature review PDF
Ana Balula
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês PDF
Ana Nobre, Teresa Cardoso

Avaliação em Educação

Avaliação formativa das aprendizagens e feedback na Formação Pós- Graduada de Professores em Portugal – articulando a investigação e práticas de formação PDF
Eliane Cruz, Bernardino Lopes, Nilza Costa