Pintar em Movimento: performance artística interativa na dança

Fátima Santos, Mário Vairinhos

Resumo


O presente artigo enfatiza o desenvolvimento de um projeto multimédia aplicado
no contexto artístico da dança, que culmina na inserção deste no espetáculo o
que fica, produzido pela academia Dancenter, em Aveiro.
O projeto Pintar em Movimento, construído tendo por base um processo de coautoria,
intende representar as obras do expressionismo abstrato de Jason Pollock,
de forma digital e interativa, recorrendo à kinect da Microsoft Xbox e do software
Processing.


Palavras-chave


design da interação; dança; multimédia; kinect; processing

Texto Completo:

PDF

Referências


BORENSTEIN, G. Making Things See. Canada: O’Reilly, 2012. ISBN: 978-1-449-30707-3

DIXON, S. Digital Performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. The MIT Press, 2007.

GRAU, O. Virtual Art – From Illusion to Immersion. Massachussets: MIT Press – Leonardo Books, 2003.

GREENBERG, I. Processing Creative Coding and Computational Art. United States of America:Friendsof, 2007. ISBN-13: 978-1-59059-617-3

LABAN, R. Modern educational dance. London: Macdonald & Evans Ltd, 1976.

LÉVY, P. O Que é Virtual?. Rio: Editora 34, 1996.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge – Massachusetts, London, England: The MIT Press, 2001.

NEW YORK CITY DEPARTMENT OF EDUCATION. Blue Print for Teaching and Learning in Dance. 2015. Disponível em: http://schools.nyc.gov/offices/teachlearn/arts/Blueprints/Blueprint%20for%20Teaching%20and%20Learning%20in%20Dance%20June%202015.pdf. Acedido em: 14 Novembro. 2015.

NORMAN, D. The Design of Everyday Things. London: MIT Pess, 1988.

PAUL, C. Digital Art. London: Thames & Hudson Ltd, 2005.

REAS, C., FRY, B. Processing : a programming handbook for visual designers and artists. Cambridge: The MIT Press, 2007. ISBN 978-0-262-18262-1

ROSENBERG, H.The American Action Painters from Tradition of the New, originally in Art News 51/8, Dec. 1952, p. 22

SHEDROFF, N. Experience Design 1. Universidade de Michigan: New Riders, 2001.

STINSON, S.W. Dance education in early childhood. Design for Arts in Education, 1990. DOI:10.1080/07320973.1990.9934836