Avaliação da usabilidade de um sistema eletrônico interativo para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com acidente vascular cerebral

Luiza Gabriela de Araújo Fonseca, Aline Layze Pereira da Silva, Victor Galdino de Oliveira, André Luis Hernandez Pantoja, Carlomagno Pacheco Bahia, Rummenigge Rudson Dantas, José Guilherme Santa Rosa, Antonio Pereira

Resumo


Introdução: Os Serious games são cada vez mais usados como adjuvantes para
suplementar terapias tradicionais. Uma das etapas mais importantes para sua
implementação é a avaliação de usabilidade com uma amostra de usuários.
OBJETIVOS: Avaliar a usabilidade de um serious game voltado para a reabilitação
motora de pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC).
METODOLOGIA: 21 indivíduos avaliaram o jogo digital “O Caçador de Relíquias
Perdidas” que utiliza a luva multissensorial “NEDGlove”, ambos desenvolvidos
pelo grupo de pesquisa NeuroErgoDesign, da UFRN. Os participantes foram
submetidos a duas sessões de 5 minutos com o jogo. Para análise estatística,
utilizamos o teste de Wilcoxon e correlação de Spearman.
RESULTADOS: Existem correlações significativas entre o grau de experiência e
os aspectos visuais, concentração, adaptação e imersão ao ambiente virtual.
Evidenciou-se, também, correlação entre o funcionamento do hardware e software
com o desempenho na tarefa.
CONCLUSÃO: Os resultados de usabilidade do sistema com indivíduos saudáveis
credenciam o sistema para ser testado com sua população-alvo, pacientes
em reabilitação pós-AVC.


Palavras-chave


jogos sérios; reabilitação; usabilidade

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