Ergonomia e antropometria num automóvel de pequenas dimensões

Emanuel Oliveira, João Oliveira, Paulo Bago de Uva

Resumo


A dependência do Homem face ao automóvel é hoje uma realidade inquestionável.
Este passou a ser um objeto que funciona como uma espécie de “extensão
do corpo”, isto é, que passou a definir o status e a personalidade das pessoas,
relegando para segundo plano as questões utilitárias e práticas.
Uma vez que o objectivo global do projeto discutido neste trabalho prende-se
com a realização de um veículo citadino de pequenas dimensões, económico
e para uma utilização “on-road”, devem ser tidos em conta todos os aspetos
relacionados com a ergonomia e antropometria, sendo esse o foco do presente
trabalho.
Ainda referente ao tipo de utilização, há que ressalvar a imperatividade de
uma solução comedida em termos de espaço, onde o transporte de até quatro
pessoas em curtas/médias distâncias para um uso quotidiano seja o foco. No
entanto, deve prever-se a possibilidade de modularidade consoante o tipo de
utilização mais esporádica que este pode ter.
Dentro deste domínio, a ergonomia e a antropometria apresentam-se como
disciplinas que estudam e melhoram a integração e interação do Homem com o
mundo, sendo um dos pontos chave para a aproximação do projeto á realidade.


Palavras-chave


micro-carro; cidade; ergonomia; antropometria

Texto Completo:

PDF

Referências


BHISE, V. D. Ergonomics in the Automotive Design Process. [s.l.] CRC Press, 2011. IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. [s.l.] Edgard Blücher, 2005.

INTERNATIONAL ERGONOMIC ASSOCIATION. Definição e domínios da ergonomia | Site IEA. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2015.

MACEY, S. H-point: The Fundamentals of Car Design & Packaging. [s.l.] Design Studio Press, 2009.

MALDONADO, T. Design industrial. [s.l.] Edições 70, 2006.

MANZINI, E. A matéria da invenção. [s.l.] Centro Portugues de Design, 1993.

PHEASANT, S.; HASLEGRAVE, C. M. Bodyspace: Anthropometry, Ergonomics and the Design of Work, Third Edition. [s.l.] CRC Press, 2005.

TILLEY, A. R.; DREYFUSS, H. The Measure of Man and Woman Revised Version: Human Factors in Design. [s.l.] Wiley, 2002.

ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product Design and Development. [s.l.] McGraw-Hill, 2012.