Ergodesign: análise visual do comportamento de entrada e saída de automóveis por condutores seniores

Susana C. F. Fernandes, J. L. Esteves, Ricardo Simões, João Nunes Sampaio

Resumo


O processo natural de envelhecimento induz a limitações físicas, pretendendo-se
com este artigo analisar o comportamento dos condutores seniores e pré-seniores
durante a entrada e a saída de automóveis. O objetivo é identificar as partes
do interior do automóvel que devem ser alteradas, ou ajustadas, à condição
física destes condutores para facilitar a referida função executiva de entrada.
O processo metodológico tem por base estudos visuais com recurso a fotografia
e vídeo, com análises comportamentais dos utilizadores seniores em novos
modelos automóveis, não antes experienciados por estes, obtidos durante quatro
dias no Salão Automóvel de Genebra, em março 2016.
Com este estudo visual, pretendemos disponibilizar informações úteis relacionadas
com os dispositivos e adaptações atuais aplicados ao sector automóvel,
para tornar o design mais inclusivo e potenciar processos de design universal
em futuros veículos.
Este estudo permitiu concluir que modelos automóveis mais recentes, continuam
a não disponibilizar soluções de design totalmente amigáveis e ajustadas
às limitações físicas dos condutores seniores, em particular durante o processo
de entrada e saída dos veículos. A partir desta investigação identificamos os
tipos de automóveis que melhor minimizam esta problemática.


Palavras-chave


design; ergodesign; condutores seniores; entrada e saída de automóveis; movimentos de acessibilidade automóvel

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