A experiência de uso dos Medias Tangíveis pelos séniores de baixa literacia. Design de artefactos para a gestão da toma de medicamentos

André Luiz Abrahão, Ana Isabel Veloso, Mário Jorge Vairinhos, Vasco Afonso de Silva Branco

Resumo


Os dispensadores de medicamentos domésticos, assim como grande parte de produtos desenvolvidos para seniores, por vezes, apresentam-se inadequados para atender às características deste público-alvo. Esta situação torna-se mais preocupante para os públicos de baixa literacia. Os problemas identificados relacionam-se normalmente com a usabilidade do artefato, nomeadamente para este público específico, ou com questões imputáveis à desvalorização da experiência individual, social e cultural das pessoas.

Considera-se que os media tangíveis podem ser uma alternativa para proporcionar uma melhor experiência e engajamento do utilizador de baixa literacia na toma de seus fármacos, mediante o uso de objetos quotidianos e, portanto, próximos ao universo cognitivo do sénior. Desta forma, estariam sendo enfatizadas as capacidades humanas e a suas riquezas multissensoriais obtidas ao longo de uma vida inteira de interação com o mundo físico.

Este artigo pretende abordar as motivações e os instrumentos metodológicos para a realização de uma investigação sobre a experiência do utilizador sénior poli-medicado com artefatos médicos domésticos baseados em tecnologias tangíveis. 


Palavras-chave


media tangíveis; design de artefactos; design da experiência; medicamentos; sénior; literacia

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