Kit de limpeza de residências: design visando à segurança de trabalhadores domésticos

Ana Karla Freire Oliveira, Vanessa Cristina Libório

Resumo


A necessidade de trazer para o mercado um produto que garanta a segurança de trabalhadores domésticos e que ao mesmo tempo possibilite a limpeza eficiente de residências, principalmente de janelas, é urgente. Ao focar nestes dois objetivos surgiu um terceiro: após levantar dados e ver que para atendê-los seria preciso mais de um produto, formando um kit de limpeza doméstica, e observar também o modo como estes produtos são guardados ou simplesmente não o são pela falta de espaço nas residências modernas, ficou claro que o projeto deveria atender não só a requisitos relacionados diretamente à tarefa de limpar, mas também a de organizar e transportar os produtos necessários para a limpeza de uma casa. 


Palavras-chave


design; ergonomia; limpeza doméstica; segurança do trabalho

Texto Completo:

PDF

Referências


GOMES FILHO, J. (2003). Ergonomia do objeto. Escrituras Editora.

IIDA, I. (1997). Ergonomia. Projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher.

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO. Pontos de verificação ergonômica: Soluções práticas e de fácil aplicação para melhorar a segurança, a saúde e as condições de trabalho. São Paulo, 2001. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2011.

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO. Relatório de riscos ergonômicos. Vitória, 2002. Disponível em: . Acesso em 23 abr. 2012.