Design e tecnologia: conhecimento interativo

Cristina Portugal, Natalia Brunnet

Resumo


Este artigo discorre sobre um projeto de pesquisa intitulado “Design e as tecnologias digitais contemporâneas no ensino” o qual foi contemplado em 2014 pelo Edital Chamada: MCTI/CNPQ/Universal. O estudo nasceu da experiência acumulada junto ao trabalho de pesquisa desenvolvido durante os pós-doutorados realizados nos Programas de Pós-Graduação em Design. Teve como resultado dois livros: um em formato impresso e o outro em formato digital, ambos com o mesmo título “Design, Educação e Tecnologia”. Na presente investigação, como desdobramento da referida pesquisa, pretende-se criar um espaço acadêmico em forma de uma plataforma hipermidiática interativa, direcionado ao aprofundamento de reflexões, discussões e práticas da atividade conceitual e projetual do design, visando auxiliar a propagação do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no processo de ensino-aprendizagem de design. Neste artigo será apresentada a conceituação da plataforma de ensino-aprendizagem que está sendo desenvolvida. As discussões que serão empreendidas contarão sobre a metodologia, as reflexões e os desafios encontrados para o desenvolvimento do projeto. 


Palavras-chave


design; interdisciplinaridade; tecnologia; interação; educação

Texto Completo:

PDF

Referências


BOMFIM, G. A. (1997) Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação IN: ESTUDOS EM DESIGN, N.2, V.5, RJ, AEND-BR, P.27-41. BONSIEPE, G. (2011) Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edgar Blucher.

_______. (1997) Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL.

COUTO, R. M. S. (1990) Contribuição para um Design Interdisciplinar. In: Estudos em Design, n.1, v.7, RJ, AEND-BR, p. 79-90.

MANZINI, E. (2004) El diseño como herramienta para la sostenabilidad medioambiental y social. in: macdonald, s. (org.) Design issues in Europe today. Barcelona: BEDA.

MOURA, M. (2014) Interdisciplinaridades no Design Contemporâneo. Metodologias em Design INTER-RELAÇÕES Disponível em: http://www.academia.edu/4880345/Interdisciplinaridades_no_Design_ Contemporaneo. Acesso em: 14 ago 2014.

PORTUGAL, C. (2013) Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books.

_______. (2013) Design, educação e tecnologia. (online): Rio de Janeiro: Rio Books, Disponível em: www.design-educacao-tecnologia.com. Acesso 27 abr. 2015.

_______. (2015) Design education and hypermedia. In: THE VALUE OF DESIGN RESEARCH 11th International European Academy of Design Conferenc: Paris Descartes University. Paris.

_______ (2014) Hypermedia E-book as a Pedagogical Tool in a Graduation Course. International journal of modern education and computer science (IJMECS), v. 6, p. 8-14.

SILVA, M. (2003) Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania1. Disponível em: http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0008.htm. Acesso em: 28 ago. 2012.

THACKARA, J. (2005) In the bubble: designing in a complex world. Cambridge: MIT.