Análise de usabilidade baseada em pesquisa exploratória: O caso do terminal de consulta da Biblioteca Central Zila Mamede

Letícia Feitosa Silva Costa, Juliana Donato de Almeida Cantalice, José Guilherme Santa Rosa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo propor recomendações que possam aperfeiçoar o serviço do terminal de consulta da Biblioteca Central Zila Mamede por meio de um estudo de caso exploratório. A partir dos resultados obtidos através da técnica do Fly on the Wall e dos testes de usabilidade e avaliações cooperativas realizadas com um grupo de voluntários, foram encontrados problemas de usabilidade no serviço do terminal de consulta, tais como: interface confusa, tamanho da fonte, nomenclatura dos botões, falta de feedback do sistema, botões desnecessários, painel com teclado e trackball desconfortável, ausência de suporte para volumes e conexão entre o acervo online e físico deficiente. Com base na identificação dos problemas supracitados, foram geradas recomendações que podem contribuir para a melhoria no serviço. 


Palavras-chave


design; ergonomia; interface; terminal de consulta; usabilidade; biblioteca

Texto Completo:

PDF

Referências


Biblioteca Central Zila Mamede. Histórico e Missão. Disponível em: https://sisbi.ufrn.br/bczm/pagina.php?a=historico acesso em: 10 abril de 2015.

IIDA, I. (2005). Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Blucher.

JORDAN. P. W. (2002). An Introduction to Usability. London: Taylor & Francis.

MARTIN, B E HANINGTON, B. (2012). Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Beverly: Rockport Publishers.

MONK, A.; WRIGHT, P.; HABER, J.; DAVENPORT, L. (1993). Improving your human-computer interface: a practical technique. London: Prentice Hall International.

MORAES, A. E MONT’ALVÃO, C. (2009). Ergonomia: Conceito e Aplicações. Rio de Janeiro:

AB. NIELSEN, J. (2000). Why You Only Need To Test with 5 Users. Disponível em: www.useit.com acesso em: 8 set.2015.

SANTA ROSA, J. G. e MORAES, A. (2008). Avaliação e projeto no Design de Interfaces. Rio de Janeiro: 2AB.

SANTA ROSA, J. G. e MORAES, A. (2012). Design Participativo. Rio de Janeiro: Rio Book’s.

ROYO, J. (2008). Fundamentos do Design: Design digital. São Paulo: Edições Rosari.