Dentro e fora da sala de aula: uma experiência pedagógica em Ciências Biomédicas Laboratoriais

Eurico Lopes, Patrícia Coelho, Francisco Rodrigues

Resumo


O Bioempreendedorismo é associado às biotecnologias ou ciências da saúde sendo uma das unidades curriculares normalmente lecionada em cursos de Escola Superiores de Saúde do Ensino Superior Politécnico em Portugal. Estes cursos, têm em regra, quatro anos de duração, sendo lecionada a unidade curricular no 3º ou 4º ano, encontrando-se alguns dos alunos a frequentar os seus estágios curriculares. Neste artigo é efetuado um estudo exploratório onde são comparados os resultados da aprendizagem no curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de C. Branco, em duas situações distintas: ensino dentro da sala de aula, na sua forma presencial tradicional e o ensino fora da sala de aula, sob a forma de ensino à distância. São utilizados como critérios de comparação as ideias de negócio desenvolvidas pelos alunos assim como também os resultados da avaliação. Neste artigo são apresentados os conteúdos programáticos, a metodologia de ensino e os meios utilizados em ambas as situações. No final são discutidos os resultados obtidos neste estudo exploratório que decorreu nos anos letivo de 2015/16 e 2016/17.

Palavras-chave


bioempreendedorismo; ensino distância; ensino presencial; Agile Lean Development

Texto Completo:

PDF

Referências


Arantes-Oliveira, Nuno (2004). Ser um bioempreendedor em Portugal - Valerá a pena? Bioempresas em Portugal. Acedido 7 de fevereiro 2015 http://in3.dem.ist.utl.pt/labpolicy/docs/part_a2_8.pdf.

Craig Shimasaki (2014) Biotechnology Entrepreneurship: Starting, Managing, and Leading Biotech Companies, Academic Press, ISBN: 9780124047303.

Dureva, D. and Tuparov, G. (2008). Learning styles testing in Moodle. In Proceedings of the 9th International Conference on Computer Systems and Technologies and Workshop for PhD Students in Computing (CompSysTech '08), Boris Rachev and Anger Smrikarov (Eds.). ACM, New York, NY, USA, Article 60, http://dx.doi.org/10.1145/1500879.1500945 .

eLearn Magazine staff and contributors (2011). Predictions for e-Learning in 2011. eLearn 2011, 1, pages. http://dx.doi.org/10.1145/1925037.1925057 .

ESALD (2016). Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Acedido 18 fevereiro 2017 http://www.ipcb.pt/esald/ensino/licenciatura-em-ci%C3%AAncias-biom%C3%A9dicas-laboratoriais.

Eugene Khor (2014) From Academia to Entrepreneur: Lessons from the Real World, Academic Press Elsevier, ISBN: 978-0-12-410516-4.

Fowler, Martin (2008). Agile Versus Lean. MartinFowler.com. Acedido 15 de janeiro 2016 http://martinfowler.com/bliki/AgileVersusLean.html.

Haines, Julia K. (2014). Accelerating cultural capital: reproducing silicon valley culture in global ecosystems. In Proceedings of the 5th ACM international conference on Collaboration across boundaries: culture, distance & technology (CABS '14). ACM, New York, NY, USA, 3-3. http://dx.doi.org/10.1145/2631488.2631489 .

Henneke, M. e Matthee, M. (2012). The adoption of e-Learning in corporate training environments: an activity theory based overview. In Proceedings of the South African Institute for Computer Scientists and Information Technologists Conference (SAICSIT '12). ACM, New York, NY, USA, 178-187. http://dx.doi.org/10.1145/2389836.2389858

IAPMEI (2012). Modelo Excel para o Plano de Negócios – IAPMEI. Acedido 10 fevereiro 2016 https://www.iapmei.pt/getattachment/PRODUTOS-E-SERVICOS/Assistencia-Tecnica-e-Formacao/Ferramentas/Ferramenta-de-Avaliacao-de-Projetos-de-Investiment/Finicia_pn_v-2016-1-5-anos-27-jul-Final.xls.aspx.

Jie Qi. (2017). On entrepreneurship. XRDS 23, 4 (June 2017), 26-31. DOI: https://doi.org/10.1145/3099447.

Lopes, Eurico (2010) Learning under Uncertainty: A Grounded Theory Study. In: Reynolds N., Turcsányi-Szabó M. (eds) Key Competencies in the Knowledge Society. IFIP Advances in Information and Communication Technology, vol 324. Springer, Berlin, Heidelberg.

Lopes, Eurico (2015) Empreendedorismo: Utilização dos Conceitos de Gestão Estratégica na criação duma Visão, Missão e Objetivos, Atas I Jornadas Empreendedorismo em Portugal, Instituto Pedro Nunes, Coimbra, abril 2015, ISBN: 978-989-97004-1-3.

Lopes, Eurico e Coelho, Patrícia (2016) O Ensino do Bioempreendedorismo em Fisiologia Clinica, Atas II Jornadas Empreendedorismo em Portugal, pp. 223-230, IPN-Coimbra ISBN: 978-989-97004-3-7.

Lopes, Eurico; Barata, Luís (2016) Modelo de Negócios - Uma abordagem simplicista, Atas II Jornadas Empreendedorismo em Portugal, pp. 213-222, IPN-Coimbra ISBN: 978-989-97004-3-7.

Martins, António E. e Reis, Felipa L. (2009). Virtual teaching in a society of learning. In Proceedings of the 2009 International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibililty (W4A'09). ACM, New York, NY, USA, 84-87. https://doi.org/10.1145/1535654.1535675

Pmbok (2013). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), Fifth edition.

Poppendieck, Mary, Poppendieck, Tom (2003). Lean Software Development: An Agile Toolkit. Addison Wesley.