Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos

A Ciência ocupa hoje um lugar de relevo no desenvolvimento das sociedades. Assim, a aquisição de competências conducentes ao desenvolvimento do pensamento científico deve ser acessível a todos os cidadãos, e não apenas aos futuros cientistas, para que todos possam ter uma participação ativa nas democracias modernas. O desenvolvimento do pensamento científico e de atitudes positivas face à Ciência dependem assim da ligação estreita entre o ensino da Ciência, as investigações científicas autênticas e/ou o desenvolvimento de novas tecnologias, o que é possível através do envolvimento dos alunos na investigação de situações reais, inseridas no seu contexto geográfico, social e cultural. 
 
A revista CAPTAR, Ciência e Ambiente para Todos, acessível on-line, apresenta-se assim como uma publicação científica periódica, escrita em português, onde alunos e docentes podem ser confrontados com dados científicos atuais, assim como com os procedimentos científicos utilizados pelos investigadores para a sua obtenção. Esta publicação periódica poderá constituir ainda uma ferramenta extremamente útil aos docentes do Ensino Básico e Secundário (EBS), na promoção da discussão, em sala de aula, de casos de estudo atuais e respetivos dados gerados, uma etapa fundamental ao envolvimento dos alunos no delineamento e execução das suas próprias pesquisas, com vista à geração de novo conhecimento. O acesso frequente a artigos científicos, no seu formato tradicional, ajudará igualmente os alunos a desenvolverem a sua capacidade de argumentação e de fundamentação de conclusões, apoiando o desenvolvimento de competências específicas requeridas na disciplina científica envolvida. 
 
Em suma, esta fonte de informação permitirá aos alunos percecionarem a Ciência como um discurso com formas de linguagem e modos de aquisição de conhecimento diferentes das que utilizam no seu dia–a-dia, mas que efetivamente regulam universalmente todos os que pensaram, pensam e pensarão Ciência, o que os ajudará a desenvolver a capacidade crítica sobre a atualidade porque mais facilmente compreenderão “linguagem científica”. Pelo facto de se encontrar facilmente acessível on-line, a Revista Captar pretende ainda assumir-se como um campo de treino e aprendizagem de jovens investigadores, já que aqui os alunos do EBS, assim como os do ensino superior podem iniciar a sua atividade de comunicação em Ciência, submetendo artigos sobre os seus trabalhos de investigação na escola e passando pelo processo de revisão por pares, bem como pela tomada de consciência das responsabilidades e benefícios associados à publicação de um trabalho científico. Mais ainda, esta é uma revista de divulgação científica junto do cidadão em geral, que, se a explorar, tomará conhecimento sobre as principais áreas de investigação na área das ciências naturais e ambiente, desenvolvidas em diferentes laboratórios e instituições de ensino superior nacionais.

Imagem de capa da revista