Carlos A. M. de Jesus (2017). POESIA E ICONOGRAFIA. Mito, desporto e imagem nos epinícios de Baquílides

Maria Fernanda Brasete

Resumo


A obra em análise representa o ponto culminante de uma aturada investigação realizada pelo A., no âmbito da dissertação de Doutoramento em Estudos Clássicos, na especialidade de Literatura Grega, apresentada, em 2012, à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título “Poesia e iconografia: o mito nos Epinícios de Baquílides”, um estudo único em língua portuguesa, no âmbito da investigação realizada em torno deste poeta incluído no cânone alexandrino. Poderá dizer‐se que a publicação que deu agora à estampa, sob o patrocínio da prestigiada Fundação Eugénia de Almeida, se trata de um estudo aprofundado, inquestionavelmente original, sobre este poeta lírico originário Ceos (tal como o seu sobrinho Simónides), que coloca em diálogo poesia e iconografia de um modo singularíssimo, e em língua portuguesa. (...)

Texto Completo:

PDF

Referências


Carlos A. M. de Jesus (2017). POESIA E ICONOGRAFIA. Mito, desporto e imagem nos epinícios de Baquílides. Porto: Fundação Eugénio de Almeida. ISBN: 978‐972‐8012‐44‐1, 540 págs.




A revista Ágora. Estudos Clássicos em Debate está indexada em: Arts and Humanities Citation Index – ISI Web of Knowledge | LATINDEX | QUALIS | SCOPUS | EBSCO Publishing