O Evangelho segundo Eudócia Augusta (séc. V d.C.). Prolegómenos para uma tradução portuguesa

Carlos Martins de Jesus

Resumo


O género dos homerocentones conheceu um extraordinário desenvolvimento durante a Alta Idade Média, e dele conservamos mesmo um poema completo, os 2.354 hexâmetros homéricos com os quais Eudócia Augusta, esposa do Imperador Teodósio II (421 e 450 d.C.), recontou os principais episódios dos Evangelhos. Partindo do episódio da ressurreição de Lázaro (recriação de Jo. 11.1-43) refletiremos sobre a estrutura, o processo compositivo e as especificidades de traduzir o poema de Eudócia, muito além da simples reordenação dos versos homéricos, já traduzidos em Português.

Palavras-chave


Eudócia; Homero; homerocentão; Lázaro; tradução

Texto Completo:

PDF

Referências


EDIÇÕES

LUDWICH, A. (1897), Eudociae Augustae, Procli Lycii, Claudiani Carminum Graecorum Reliquiae. Leypzig: Teubner.

REY, A.-L. (1998), Centons homériques (Homerocentra). Patricius, Eudocie, Optimus, Côme de Jérusalem. Introduction, texte critique, traduction, notes et indexes. Paris: Éditions du Cerf.

SCHEMBRA, R. (2007), Homerocentones. Turnhout: Brepols. (Corpus Christianorum Series Graeca 62)

USHER, M. D. (1999), Homerocentones Eudociae Augustae. Leipzig: Teubner.

ESTUDOS

ALFIERI, A. M. (1987), “Eudocia e il testo di Omero”: Sileno 13: 197-219.

ALFIERI, A. M. (1988), “La tecnica compositiva nel centone di Eudocia Augusta”: Sileno 14: 137-56.

ALFIERI, A. M. (1989), “Note testuali ad Eudocia, Homerocentones”: Sileno 15: 137-9.

ARBEA, A. (2002), “El centón homérico de Eudoxia (s. V d.C.)”: Teología y vida 43: 97-106.

BROWN, P. (1971), The World of Late Antiquity. New York: W. W. Norton.

BROWNING, R. (1975), “Homer in Byzantium”: Viator 6: 15-34.

CLARK, E. A. (1986), “Faltonia Betitia Proba and her Virgilian Poem: The Christian Matron as an Artist”: CLARK, E. A., Ascetic Piety and Women’s Faith. (Studies in Women and Religion 20): 124-152.

DOWNES, J. M (2010), The female Homer: an exploration of women’s epic poetry. Newark: University of Delaware Press.

FLOYD, E. D. (1998), “Homeric and Hesiodic allusions in Cometas On Lazarus (Anth. Pal. 15.40)”. Conferência inédita [http://www.pitt.edu/~edfloyd/bsc98.html].

FLOYD, E. D. (1999), “Cometas on Lazarus: a resurrection of Indo-European poetics?”: Proceedings of the tenth annual UCLA Indo-European Conference. Los Angeles: 183-201.

GLEI, R. F. (2009), “Der Kaiserin neue Kleider. Die Homercentonen der Eudokia”: EFFE, B., GLEI, R. F., KLODT, C. (eds.). "Homer zweiten Grades." Zum Wirkungspotential eines Klassikers. Trier: Wissenschaftlicher Verlag Trier (Bochumer Altertumswissenschaftliches Colloquium 79): 227-48.

HAFFNER, M. (1996), “Die Kaiserin Eudokia als Repräsentantin des Kulturchristentums”: Gymnasium 103: 216-28.

HAFFNER, M. (1999), “Tradition und Neuerung in der spätantiken Kultur. Eudokia - Kaiserin zwischen Paganismus und Christentum”: Phasis 1: 64-73.

HASLAM, M. (1997), ‘Homeric papyri and transmission of the text”: MORRIS, I., POWELL, B. (edd.), A New Companion to Homer. Brill, Leiden, New York, Köln: 55-100.

KIRK, G. S. (2005), The Songs of Homer. Cambridge, Cambridge University Press.

LAGUNA MARISCAL, G., SANZ MORALES, M. (2005), “Was the relationship between Achilles and Patroclus homoerotic? The view of Apollonius Rhodius”: Hermes 133: 120-123.

LAMIRANDE, E. (2001), “Le dossier littéraire de l’impératrice Eudocie († 460): une tentative d’harmoniser tradition classique et textes judéo-chrétiens”: CEA 37: 115-22.

LAGUNA MARISCAL, G., SANZ MORALES, M. (2005), “Was the relationship between Achilles and Patroclus homoerotic? The view of Apollonius Rhodius”: Hermes 133: 120-123.

MORAUX, P. (1980), “La Rédemption racontée en vers homériques”: Actes du X Congrès de l’Association Guillaume Budé, Toulouse 8-12 avril 1978. Paris: les Belles Lettres: 132-3.

PIGNANI, A. (1985), “Il modello omerico e la fonte biblica nel centone di Eudocia imperatrice”: Koinonia 9: 33-41.

PRALON, D. (2003), “Les centons homériques sur la Nativité, attribués à l'impératrice Eudocie-Athénaïs”: DORIVAL, G., BOYER, J.-P. (eds.), La Nativité et le temps de Noël. Antiquité et Moyen Âge. Aix-en-Provence: Publications de l’Université de Provence (Textes et documents de la Méditerranée antique et médiévale): 133-55.

PRIETO DOMÍNGUEZ, O. (2009), “Historia del centón griego”: Cuadernos de Filología Clásica. Estudios Griegos y Indo-Europeos 19: 217-232.

PRIETO DOMINGUEZ, O. (2011), De alieno nostrum. El Centón profano en el mundo griego. Salamanca: Ediciones de la Universidad de Salamanca.

SALANITRO, G. (1995), “Eudocia e Omero. Appunti sulla tradizione manoscritta degli Homerocentones”: BELLONI, L., MILANESE, G., PORRO, A. (eds.), Studia classica Iohanni Tarditi oblata. Milano: Vita e Pensiero (Bibliotheca di Aevum Antiquum 7): 1257-62.

SANDNES, K. O. (2011), The Gospel ‘According to Homer and Virgil’. Leiden, Boston: Brill.

SANDNES, K. O. (2016), “A respectable Gospel: the Passion ‘according to Homer’ in Eudocia’s Homerocentones”: Svensk Exegetisk Arsbok 81: 25-48.

SANZ MORALES, M., LAGUNA MARISCAL, G. (2003), “The relationship between Achilles and Patroclus according to Chariton of Aphrodisias”: CQ 53. 1: 292-295.

SCHEMBRA, R. (1993), “La ‘quarta’ redazione degli Homerocentones”: Sileno 19: 277-93.

SCHEMBRA R. (1994), “L’Omero ‘cristiano’. Varianti di cristianizzazione e ‘doiades’ nella ‘quarta’ redazione degli Homerocentones”: Sileno 20: 317-32.

SCHEMBRA, R. (1995), “Analisi comparativa delle redazioni lunghe degli Homerocentones”: Sileno 21: 113-37.

SCHEMBRA, R. (1996), “Genesi compositiva della III Redazione degli Homerocentones”: Sileno 22: 291-332.

SCHEMBRA, R. (1997), “La duplice versione del centone ‘peri tês anastaseôs’ nella III Redazione degli Homerocentones”: Eikasmos 8: 171-79.

SCHEMBRA, R. (2000a), “Analisi comparativa delle redazioni brevi degli Homerocentones”: Orpheus 21: 92-122.

SCHEMBRA, R. (2000b), “La tradizione manoscritta della I Redazione degli Homerocentones”: Byzantinische Zeitschrift 93: 162-75.

SCHEMBRA, R. (2001), “La genesi delle edizioni a stampa della I Redazione degli Homerocentones”: Byzantinische Zeitschrift 94: 641-69.

SCHEMBRA, R. (2002), “Il riuso cristiano del modello omerico negli Homerocentones”: MONTANARI F. (ed.), Omero tremila anni dopo. Atti del congresso di Genova 6-8 luglio 2000. Roma: Edizioni di Storia e Letteratura: 505-10.

SCHEMBRA, R. (2003), “I centoni omerici on line e su cd-rom. Alla scoperta dei rapporti di intertestualità con Omero e i Vangeli”: Homère virtuel. Pour un Compagnon électronique aux études homériques. Colloque organisé par le Centre de recherches Homériques (Université Stendhal, Grenoble 3) du 20 au 22 novembre 2002 = Gaia 7: 425-37.

SOWERS, B. (2006), Eudocia. The Making of a Homeric Christian. Diss. university of Cincinnati.

SOWERS, B. (2010), “Retelling and Misreading Jesus: Eudocia’s Homeric Cento”: CALVERT-KOYZIS, N., WEIR, H. (eds.), Breaking Boundaries: Female Biblical Interpreters Who Challenged the Status Quo. New York, London: T & T Clark: 14-33.

STEVENSON, J. (2005), Women Latin Poets. Language, Gender and Authority from Antiquity to the Eighteenth Century. Oxford, Oxford University Press.

USHER, M. D. (1997), “Prolegomenon to the Homeric Centos”: AJPh 118: 305-21.

USHER, M. D. (1998), Homeric Stitchings. The Homeric Centos of the Empress Eudocia. Lanham, MD: Rowman & Littlefield (Greek Studies — Interdisciplinary Approaches).

VILLARRUBIA MEDINA, A. (2008), “Notas generales sobre la poesia de Eudocia Augusta”: Habis 39: 335-61.

WHITBY, M. (2007), “The Bible Hellenized. Nonnus’ Paraphrase of St John’s Gospel and ‘Eudocia's’ Homeric centos”: SCOURFIELD, J.H.D. (ed.), Texts and Culture in Late Antiquity. Inheritance, Authority, and Change. Swansea: The Classical Press of Wales: 195-232.




A revista Ágora. Estudos Clássicos em Debate está indexada em: Arts and Humanities Citation Index – ISI Web of Knowledge | LATINDEX | QUALIS | SCOPUS | EBSCO Publishing