A revista Ágora. Estudos Clássicos em Debate (ISSN 0874-5498) foi fundada em 1999. Com periodicidade anual, publicada pela UA Editora e de livre acesso, é editada pela área de estudos clássicos do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Trata-se de uma revista dedicada aos estudos clássicos desde os primórdios da Antiguidade greco-latina até à receção que essas antigas literaturas e culturas continuam a ter na atualidade nas civilizações de matriz ocidental, sem esquecer as problemáticas ligadas ao ensino do Grego e do Latim.

Com arbitragem científica (avaliação por pares, duplamente anónima), trata-se de uma revista científica destinada a académicos e investigadores, tanto nacionais como estrangeiros, bem como ao público em geral. 

INDEXAÇÃO

A revista encontra-se indexada em Arts and Humanities Citation Index - ISI Web of Knowledge; SCOPUSDialnet; DOAJ - Directory of Open Access Journals; ERIH PLUS; L’Année Philologique; LATINDEX; MIAR - Matriu d’informació per a l’avaluació de revistes; Redalyc; QUALIS; SJR - SCImago Journal & Country Rank; RedalycRCAAP (Repositório Científico em Acesso Aberto em Portugal), Sherpa Romeo.

Os seus conteúdos são gratuitos e encontram-se disponíveis (em acesso aberto), em: https://proa.ua.pt

SUBMISSÃO DE TEXTOS

A revista publica textos inéditos (em papel e online), não submetidos a outros periódicos, de acordo com as normas previstas na Licença Creative Commons CC BY 4.0.

A submissão de textos para publicação deve ser feita até ao dia 31 de setembro de cada ano, por uma destas duas vias:

– envio do texto para o endereço eletrónico DLC-agora@ua.pt  (preferencial);

– envio do texto através da plataforma https://proa.ua.pt/index.php/agora/about/submissions  (secção “Submissões”).

A revista Ágora. Estudos Clássicos em Debate aceita a proposta de publicação de textos que obedeçam a todos os requisitos seguintes:

- textos originais e inéditos, não submetidos em simultâneo a outras revistas (com o máximo de 50.000 carateres, incluindo espaços) e escritos numa das seguintes línguas: português, espanhol, francês, inglês ou italiano;

- temática relacionada com os Estudos Clássicos;

- respeito pelas normas de citação da revista;

- envio, através de correio eletrónico (DLC-agora@ua.pt), de uma cópia em formato word e outra cópia em formato PDF (com inclusão de fontes no caso da utilização de grego e de diacríticos especiais);

- resumo na língua em que o texto está escrito com o máximo de 600 carateres, incluindo espaços;

- indicação de palavras-chave (seis, no máximo);

- indicação da instituição e do país a que pertencem os autores;

- indicação do endereço de correio eletrónico dos autores;

- salvaguarda legal de eventuais imagens utilizadas no texto.

 

 A proposta deverá ser acompanhada por uma declaração em que os autores afirmam que o texto é original e inédito e que o não estão a apresentar em simultâneo a outras revistas , com as normas previstas na Licença Creative Commons CC BY 4.0.

Os textos publicados serão disponibilizados online com DOI em: https://proa.ua.pt

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores estão autorizados a ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou ligar aos textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir autorização prévia ao editor ou ao autor. Isto está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.

OBSERVAÇÕES

Não há custos para a submissão, avaliação por pares, revisão, disponibilização online e download dos artigos.

A revista Ágora Estudos Clássicos em Debate rege-se pelos princípios éticos consignados em COPE - Committee on Publication Ethics.

Todas as submissões em que for detetado plágio serão recusadas. Para esta deteção, é usada a ferramenta URKUND/OURIGINAL ou outra.