v. 9, n. 4 (2017)

A presente edição da Revista é composta por vinte e três artigos, o número mais elevado até à data, distribuídos pelas seguintes secções: dois artigos pertencem à rubrica Avaliação; nove estão incluídos na secção Didática e Desenvolvimento Curricular; quatro trabalhos inseridos na secção Supervisão; e, oito na rubrica Tecnologias da Informação em Educação.

Sumário

Editorial

Editorial do n.º normal de dezembro 17 da Indagatio Didactica PDF
Teresa Bettencourt

Avaliação em Educação

The quality of economics education in Portuguese universities: how academics’ characteristics fit with teaching accreditation standards PDF
Margarida M. Pinheiro
Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco PDF
Jane do Carmo Machado, Maria Celi Chaves Vasconcelos, Nuno Ricardo Oliveira

Supervisão

Desenvolvimento profissional de professores em São Tomé e Príncipe: um estudo em torno da formação contínua promovida no quadro do projeto Escola+, fase II PDF
Leonor Santos, Beatriz Afonso, Manuel Penhor
Egressos de enfermagem: potencialidades no processo de formação profissional para inserção no mercado de trabalho PDF
Aline Fernandes Lima, Letícia Corrêa Santana Lopes, Ana Maria Nassar Cintra Soane, Aldaíza Ferreira Antunes Fortes
Desafios de docentes universitários brasileiros sobre didática da oralidade na formação do professor de Português PDF
Ewerton Ávila dos Anjos Luna
Social Norms and Alcohol Consumption among College Students: a Systematic Review PDF
António Ramalho Mostardinha, Anabela Pereira

Tecnologias da Informação em Educação

Introdução da Educação a Distância no contexto do ISCED-Huíla (Angola) PDF
Yola Filomena Ferreira Marinheiro, Fernando Ramos
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? PDF
Natividade Santos, Fernando Rodrigues Silva, Paula Quadros-Flores
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal PDF
Vanessa Souza, Patrícia João, Ye Lin
Tecnologias áudio visual e sua aplicabilidade no ensino de procedimentos de enfermagem PDF
Jonas Torres Carvalho, Paula Rogéria da Silva, Ivandira Anselmo Ribeiro Simões, Maria Alice Torres Santiago
Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE) PDF
Vânia Carlos, António Moreira
Projeto EduPARK e Prática Pedagógica Supervisionada: Desafios para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico PDF
Ana Rita Rodrigues, Márcia Carvalho, Lúcia Pombo, Teresa Neto
As TIC e o processo de colaboração entre professores: um estudo de caso PDF
Inez Silva, Luís Pedro
Das conceções dos estudantes ao desenvolvimento da competência matemática: um percurso com sentido em Organização e Tratamento de Dados PDF
Adriana Ferreira, Dárida Fernandes

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

Uma Hermenêutica sobre a Compreensão da Investigação Matemática na Educação Matemática Segundo Professores em Formação PDF
Paulo Wichnoski, Tiago Emanuel Klüber
A teoria das situações didáticas no ensino das Olimpíadas de Matemática: Uma aplicação do Teorema de Pitot PDF
Ana Paula Rodrigues Alves Santos, Francisco Régis Vieira Alves
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto PDF
Gabriela Gonçalves, José António Fernandes, Maria Manuel Nascimento
Desenvolvimento de Competências Transversais nas Escolas: um programa de intervenção PDF
Alexandra Ataíde, Anabela Pereira
Projetos e desenvolvimento de competências em comunicação oral nos primeiros anos PDF
Cristina Manuela Sá
Escrever português como segunda língua: perceções e experiências de aprendizagem de estudantes universitários PDF
Conceição Siopa, Luísa Álvares Pereira
Os jogos cooperativos e a participação dos alunos nas aulas de educação física no 1.º ciclo do ensino básico – um estudo de investigação-ação PDF
Bárbara Rodrigues, Rui Neves
A ‘Questão-Problema’ nos relatórios do tipo ‘V de Gowin’: um estudo exploratório no 11.º ano de Biologia do ensino secundário português PDF
Diana Soares, Filipa Borges, Isabel Abrantes, Paulo Magalhães, Betina Lopes, Ana Vitória Baptista
Ambientalização Curricular no Projeto Pedagógico de um curso de Ciências Biológicas PDF
Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa, Rita de Cássia Frenedozo, Rui Marques Vieira