v. 8, n. 1 (2016)

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Isabel P. Martins, Rui Marques Vieira

Artigos

Química para la Sostenibilidad en la Formación del Profesorado PDF
Laura Mascarell, Amparo Vilches
Educação em Ciências no Primeiro Ciclo do Ensino Básico para Desenvolvimento Sustentável PDF
Conceição Costa, Isabel P. Martins

Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?

As Contribuições da Análise de Redes Sociais nas Pesquisas do Ensino de Ciências no Brasil PDF
Márcia Bengio de Albuquerque, Thiago Brañas de Melo, Marco Aurélio Ferreira Brasil da Silva, Alvaro Chrispino
La educación CTS en la formación de docentes y otras profesiones PDF
Silvia Porro, Diana Inés Roncaglia
A Performance de Professores em Formação no Desenvolvimento de Aulas de Química a partir de Temas PDF
Daniela Martins Buccini Pena, Ana Luiza de Quadros
Professores como ativistas: impacte da participação no Projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores da CoP Portuguesa PDF
Ana Rita Lima Marques, Patrícia Azinhaga, Pedro Reis
Percepción de la sostenibilidad en los maestros en formación de educación infantil PDF
José Cantó Doménech
La formación del profesorado sobre temas CTS: Un modelo para mejorar sus concepciones PDF
Ángel Vázquez-Alonso, Antonia Manassero-Mas
Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico PDF
Susana Alexandre dos Reis, Rui Marques Vieira
Efecto de una práctica docente diseñada partiendo de las emociones de maestros en formación bajo el enfoque Ciencia, Tecnología y Sociedad PDF
José María Marcos-Merino, Rocío Esteban Gallego, Jesús A. Gómez Ochoa de Alda
El uso de anotaciones sobre vídeos en abierto como herramienta para analizar las concepciones de los estudiantes de pedagogía sobre un problema ambiental PDF
Daniel Cebrián Robles, Ángel Blanco López, Juan Noguera Valdemar
Análisis de las vivencias de aprendizaje de las ciencias y de las concepciones sobre enseñanza de las ciencias de los maestros/as de Infantil y Primaria en formación inicial PDF
Marcia Eugenio Gozalbo, Juan José Vicente Martorell, Natalia Jiménez Tenorio, Lourdes Aragón Núñez, José Maria Oliva Martínez
Construindo saberes docentes na formação didático-pedagógica de licenciandos em Química através do enfoque CTSA PDF
Marilei Casturina Mendes Sandri, Ourides Santin Filho
Concepciones de maestros costarricenses sobre la indagación en Ciencias desde un modelo de complejidad PDF
Diego Armando Retana Alvarado, Bartolomé Vázquez Bernal
A contribuição da Arte para a formação inicial de professores de Química PDF
Luciana Mamus Guimarães, Camila Silveira da Silva
Science teaching with music in the first years of schooling from an STS perspective PDF
Genivaldo Gomes Cândido, Eline Deccache Maia
La historia y la filosofía de la ciencia en la formación del profesorado: Una experiencia de formación contínua virtual PDF
Alejandro Pujalte, Juan Pablo Colotta, Marcelo Bazán, Mariana Rodríguez
Práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável: contribuições, limitações e possibilidades futuras PDF
Lucimara da Cunha Santos, Rejane Maria Ghisolfi da Silva, Maria Arminda Pedrosa
CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO SOBRE UN TEMA CTS (LA UNIÓN DE DOS CULTURAS) POR UNA PROFESORA UNIVERSITARIA AL APLICAR UNA SECUENCIA DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE PDF
María Mercedes Callejas Restrepo, Ángel Vázquez Alonso, Edelmira Ochoa Camacho
Atitudes e Crenças QSA em estudantes de licenciaturas em Ciências Naturais da UFRN PDF
Albino Oliveira Nunes, Josivânia Marisa Dantas, Ótom Anselmo de Oliveira, Fabiana Roberta Gonçalves, Silva Hussein
Possibilidade formativa de professores de Física a partir do caso das descargas atmosféricas PDF
João Amadeus Pereira Alves, Tiago Gruski, Noemi Sutil, Deborah Andrade Torquato Schimidt
Influência de uma Indústria Química Tecnológica no Desenvolvimento de uma Comunidade/Bairro e na Opção de Estudantes da Região pelo Curso de Química PDF
Francisca de Assiz Carvalho, Maria Delourdes Maciel
A construção de conceitos científicos por bolsistas de iniciação científica-Jr sobre extinção, degradação ambiental e simetria PDF
Miríades Augusto da Silva, Rejâne Maria Lira da Silva
Compreensões dos licenciandos de diferentes áreas sobre a natureza da ciência, a partir de questões sociocientíficas PDF
Diana Fabiola Moreno Sierra, Leonardo Fabio Martínez Pérez
Sequência Didática com emprego da argumentação como estratégia de ensino e do gênero charge sobre alimentos transgênicos como recurso didático PDF
Adalberon Moreira de Lima Filho, Maria Delourdes Maciel
Intenções e desafios do novo currículo do Ensino Secundário Geral na promoção de inter-relações CTS: um estudo desenvolvido no âmbito do Projeto Timor PDF
Ana Capelo, Isabel Cabrita
La didáctica de la tecnología, objetos y máquinas: Diseño y elaboración de proyectos bajo un enfoque CTS PDF
Guadalupe Martínez Borreguero, Francisco Luis Naranjo Correa, Lina Viviana Melo Niño, Florentina Cañada Cañada
Questionamentos e Opiniões de professores de Ciências da Natureza sobre Educação CTS PDF
Roseane Freitas Fernandes, Roseline Beatriz Strieder
Aprendizagens profissionais de futuros professores de física e química num estudo de aula PDF
Teresa Conceição, Mónica Baptista, João Pedro da Ponte
Uma proposta CTS para a formação inicial de professores de Química: potencialidades e limites PDF
Maria Stela da Costa Gondim, Wanna Santos de Araújo
Rádio comunitária nas escolas: Professores reconhecendo o eletromagnetismo numa perspectiva reflexiva voltada à educação do campo PDF
Marcelo de Carvalho Bonetti
Temas sociocientíficos (des)velados no Enem: potencialidades à ampliação de fontes e de gêneros textuais ao ensino de Física PDF
Marcos Fernandes Sobrinho, Tiago Clarimundo Ramos, Wildson Luiz Pereira dos Santos
Desenvolvimento de abordagens CTS por discentes de uma licenciatura em ciências PDF
Susan Bruna Carneiro Aragão, Thaís Cyrino De Mello Forato, Simone Alves De Assis Martorano, Danielle Beatriz De Sousa Borges
Educação Científica e Tecnológica: a formação pós-graduada em ação PDF
Graziela Piccoli Richetti, José de Pinho Alves Filho
O uso da arte como narrativa na abordagem CTS no ensino de ciências PDF
Eline Deccache-Maia, Jorge Cardoso Messeder
A experimentação em sala de aula: concepções de professores de Ciências e Matemática PDF
Vanessa Martins de Souza, Suélen Santos Rodrigues, Maurivan Güntzel Ramos
A imersão de professores em formação em Química em aulas temáticas: compartilhando experiências PDF
Ana Luiza de Quadros, Maria Luiza Silva Tupy Botelho, Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
Representaciones de Ambiente y Sustentabilidad de Docentes en Formación Inicial de la Universidad Pedagógica Nacional y en Ejercicio de Escuelas Normales Superiores PDF
Rosa Nidia Tuay Sigua, Yair Alexander Porras Contreras, María Rocío Pérez Mesa
Metodologia das Atividades Investigativas: Uma análise do processo de ensino de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná na disciplina de Matemática PDF
Adilson Fernandes da Cruz, Andréia de Freitas Zômpero
O uso do google earthtm na educação de jovens e adultos PDF
Edson Borges Filadelfo, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Valéria da Silva Vieira
O projeto Água em Foco como estratégia na formação de professores PDF
Penha Souza Silva
DIFUSIÓN DE EXPERIENCIAS DE EDUCACIÓN CIENTÍFICA PARA LA CIUDADANÍA. PROPUESTA DE UN MOOC PDF
Ángel Blanco-López, Pedro Guilherme Rocha-dos Reis, Enrique España-Ramos, José María Oliva-Martínez, Antonio Joaquín Franco-Mariscal, Rut Jiménez-Liso
Iniciação científica de estudantes do Ensino Fundamental I: Quanto mais cedo melhor PDF
Josefa Rosimere Lira-da-Silva, Rafaela Santos Chaves, Jorge Lucio Rodrigues das Dores, Rejâne Maria Lira-da-Silva
Competencias ambientales en básica primaria a partir del desarrollo de una unidad didáctica sobre la controversia ¿vivienda o humedales? PDF
Mary Luz Mora Arenas, Marien Andrea Rodríguez Díaz, Leonardo Fabio Martínez Pérez
Concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de um grupo de professores em formação: um estudo inicial dentro de um projeto baseado em arranjos produtivos locais na Universidade Federal de Sergipe PDF
Maria Elane Mendonça Santos, Erivanildo Lopes da Silva
Como o Ensino de Questões Relacionadas com Natureza da Ciência e Tecnologia pode Contribuir para a Formação de Futuros Professores PDF
Ricardo Pereira Sepini, Maria Delourdes Maciel
Natureza da Ciência e Formação Continuada de Professores da Educação Básica PDF
Sonia Aparecida Cabral, Maria Delourdes Maciel
Ideas, emociones y argumentos del profesorado en formación acerca del virus del Ébola PDF
Blanca Puig, Paloma Blanco Anaya, Beatriz Crujeiras Pérez, Jorge José Pérez Maceira
Didáctica ambiental y conocimiento didáctico del contenido en química PDF
Diana Lineth Parga Lozano, William Manuel Mora Penagos
Integración entre Secundaria y Universidad: “La realidad en la práctica de la Química” PDF
Lucio Marcelo Eisenack, Claudia Beatriz Falicoff, Héctor Santiago Odetti
Categoria “Pensadores Atuais” nas publicações de Ensino CTS: apontamentos e reflexões para a formação de professores PDF
Daratilde Batista Santana, Alvaro Chrispino, Thiago Brañas de Melo
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NUMA PERSPETIVA HUMANISTA PDF
Rute Alves de Sousa, Lilian Giotto Zaros, Mª Arminda Pedrosa
O tema sustentabilidade em situações de regência de classe: O olhar dos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil PDF
Ana Carla Iorio Petrovich, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Luciana Araújo Montenegro, Claudianny Amorim Noronha, Marcia Gorette Lima da Silva
Ensino investigativo com enfoque CTS/CTSA e sustentabilidade na formação continuada de professores de ciências da natureza PDF
Sidnei Leite Quezada Meireles, Vilma Reis Terra, Elizabeth Detone Faustini Brasil
Lixo Eletrônico: uma proposta CTS para o ensino médio PDF
Zaira Zangrando Cardoso, Rosana Oliveira Dantas de Abreu, Roseline Beatriz Strieder
Las características subjetivas de los científicos y los efectos de género PDF
Mayra García-Ruiz, Senddey Maciel Magaña

Integração de conteúdos CTS nos currículos – Como estamos nos países Ibero-americanos?

La Naturaleza de la Ciencia en el Nivel Medio en la ciudad de Corrientes, Argentina PDF
Ana Isabel Suárez, Alejandro Fabián Maldonado
Las pruebas de acceso a la universidad y la inclusión de contenidos Ciencia-Tecnología-Sociedad en los currículos de Bachillerato PDF
José María Oliva, Rosario Franco-Mariscal, Mª Luisa Almoraima Gil-Montero
Abordagens sobre Tecnologia em trabalhos com Enfoque CTS no Ensino de Química no Brasil PDF
Rosana Oliveira Dantas de Abreu, Roseline Beatriz Strieder
Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB PDF
Filipe T. Moreira, Celina Tenreiro-Vieira
Emociones experimentadas por los alumnos de 2º y 3º de ESO en el aprendizaje de contenidos de Física y Química PDF
M.A. Dávila Acedo, A.B. Borrachero Cortés, F. Cañada Cañada, J. Sánchez Martín
Estratégias de ensino mediadas pelas tecnologias no modelo EduLab PDF
Ana Oliveira, Lúcia Pombo
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu PDF
Margarida Morgado, Dorinda Rebelo, Jorge Bonito, Luis Marques, Jorge Medina, António Soares de Andrade
Las pruebas de acceso a la universidad y la inclusión de contenidos Ciencia-Tecnología-Sociedad en los currículos de Bachillerato PDF
José María Oliva, Rosario Franco-Mariscal, Mª Luisa Almoraima Gil-Montero
Integração de conteúdos CTSA no currículo e nos manuais escolares portugueses de ciências do 2.ºCEB: Que relação de continuidade/descontinuidade? PDF
Isabel Marília Borges Fernandes, Delmina Maria Pires, Jaime Delgado-Iglesias
Un esquema de evaluación de la capacidad de explicación de los estudiantes en un problema CTS. Un estudio de caso sobre la caries bucal PDF
Antonio Joaquín Franco-Mariscal, Ángel Blanco-López, Enrique España-Ramos
Los contenidos de ciencia, tecnología y sociedad en los nuevos currículos básicos de la educación secundaria en España PDF
Ángel Vázquez-Alonso, María-Antonia Manassero-Mas
Aplicação de questões sociocientíficas como estratégia para o ensino sobre energia elétrica PDF
Mônica Silveira, Regina Palácio, Dália Melissa Conrado
Questões sociocientíficas no ensino fundamental de ciências: uma experiência com poluição de águas PDF
Jéssica Cruz Santos, Dália Melissa Conrado, Nei F. Nunes-Neto
Análise crítica do material pedagógico de ciências produzido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – Brasil PDF
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, Roni Costa Ferreira, Sergio Eduardo Silva Duarte
Approach on Agrotoxics in a Collaborative Teaching Sequence based on Socio- Scientific Questions PDF
Maria Aparecida da Silva Andrade, Dália Melissa Conrado, Nei de Freitas Nunes-Neto
Ensino a partir de temas: é favorecida a apropriação de conceitos científicos? PDF
André Correa Ferreira, Ana Luiza de Quadro, Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
O tópico ‘Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana’ em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Que traços de orientação CTS? PDF
José Luís Coelho da Silva
Ensino de biologia a partir de questões sociocientíficas: uma experiência com ingressantes em curso de licenciatura PDF
Dália Melissa Conrado, Charbel N. El-Hani, Blandina F. Viana, Alessandra S. Schnadelbach, Nei F. Nunes-Neto
Discussões em áreas de fronteira da ciência com impacto na sociedade: dilemas no domínio do desenvolvimento curricular PDF
Filomena Amador, Luís Gonzaga Albuquerque
Práticas Pedagógicas CTS no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras PDF
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes, Jorge Megid
Uma análise da percepção de professores e alunos sobre as relações CTS a partir do PIEARCTS PDF
Mylena Guedes Passeri, Alvaro Chrispino
Comprensión pública de la química: tendencias y perspectivas de investigación a partir de la comprensión pública de la ciencia PDF
Diana Lineth Parga Lozano, Leidy Vanessa Mora Gutiérrez
Articulação Freire-CTS: elaboração de uma proposta sobre Água PDF
Raimunda Leila José da Silva, Roseline Beatriz Strieder
Participação da Comunidade Científica nas práticas das Ciências do 2.º CEB PDF
Mónica Seabra, Rui Marques Vieira
Una didáctica para el estudio del benceno en productos de consumo masivo: aprendizaje con participación ciudadana PDF
Jhon Fredy Pulgarín Posada, José Joaquín García García
O Brilho das radiografias sob a perspectiva CTS no ensino de Química PDF
Cíntia Soares Carvalho, Jaciara Gomes dos Santos, Pamela Carvalho Silva, Fernando Gonçalves Salviano, Marlon Cavalcante Maynarte, Eliana Maria Arico, Elaine Pavini Cintra
Lixo eletrônico como tema CTS: estudo exploratório sobre compreensão dos estudantes PDF
Nília Oliveira Santos Lacerda, Eloisa Assunção de Melo Lopes, Wellignton Pereira de Queirós
Ensino de matriz energética na educação CTS: uma demarcação conceitual PDF
Tiago Clarimundo Ramos, Marcos Fernandes Sobrinho, Wildson Luiz Pereira dos Santos
A Revista Ciência Hoje das Crianças no contexto da abordagem CTSA PDF
Sabrine Lino Pinto, Antonio Donizetti Sgarbi
Articulação Ciência-Sociedade através do património artístico local – atividades e recursos didáticos centrados no Museu Cargaleiro PDF
Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge, Luzia Antunes
Cómo reducir nuestra huella de carbono. Una experiencia de investigación e innovación en ciencias PDF
Gladys Lamus Antolínez, Lina Marcela Vásquez Amaya
Abordagem CTS integrada ao currículo: uma experiência no nono ano do Ensino Fundamental PDF
Silvia Regina Darronqui, Awdry Feisser Miquelin
Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: uma Análise de Rede sobre as Teses publicadas no Brasil PDF
Carlos Eduardo Rosas de Toledo, Márcia Bengio de Albuquerque, Alvaro Chrispino, Bruno Stefoni Böck
Estudos sociais da tecnologia: uma análise do tema na produção de publicações no Brasil e em periódicos internacionais PDF
Bruno Stefoni Böck, Márcia Bengio de Albuquerque, Alvaro Chrispino
Ensino de Ciências na Educação Infantil e a abordagem CTS: um projeto desenvolvido num Espaço de Educação Infantil – RJ PDF
Denise de Leal Castro, Angelica Rangel do Nascimento
ESTUDOS SOBRE CTS E O ENSINO MÉDIO: RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE O SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL PDF
Fabricio Storani de Oliveira, Alvaro Chrispino
Análisis de una asignatura para la educación CTS: Biología, Genética y Sociedad PDF
Nicolás Vilouta Rando, Silvia Porro
Sociologia interna do ensino CTS brasileiro: um ensaio por redes sociais PDF
Thiago Brañas de Melo, Alvaro Chrispino, Márcia Albuquerque, Marco Aurélio Silva
Abordaje integral de contenidos curriculares de Físico – Química a partir del tema medicamentos PDF
Dina J. Carp, Daniel García, Diana Inés Roncaglia, Gabriela Lerzo
Análise da proposta de implementação da perspectiva CTS no Ensino Médio no Brasil PDF
Clarice Sanches Mariante Hirakuri, Andréia de Freitas Zompero
Ensino de Análise do Comportamento com o uso de Questões Sociocientíficas: um caso sobre a medicalização da vida PDF
Tiago Ferreira Alfredo da Silva, Felipe Melo Souza Santos, Mateus de Mattos Souza, Maurício Cardoso Borges Lacerda Moura, Nei de Freitas Nunes-Neto
Temas na pesquisa em ensino CTS brasileiro: um panorama PDF
Fernanda Pontes, Thiago Brañas de Melo, Álvaro Chrispino
Proyecto de investigación predictivo del rendimiento escolar de indagacion de ciencias en contexto mediante un modelo de ecuaciones estructurales PDF
Bartolomé Vázquez-Bernal, Roque Jiménez-Pérez
Abordagem CTS na elaboração de material didático de química por professores: Relato de uma experiência com uma equipe multidisciplinar PDF
Susan Bruna Carneiro Aragão, Mônica Huguenin de Araújo Faria
Proposta Curricular de Ciências para os Anos Iniciais e o enfoque CTS PDF
Juliana Pinto Viecheneski, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Marcia Regina Carletto
Educadores CTS nas publicações de Ensino no Brasil: uma análise por Redes Sociais PDF
Mayara Ferraz Domingos, Thiago Brañas de Melo, Márcia Albuquerque Bengio, Marco Aurelio F. Brasil Silva, Alvaro Chrispino
“PLANETA TERRA OU PLANETA ÁGUA?” UMA ABORDAGEM À INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NO ÂMBITO DA INVESTIGAÇÃO POLAR COM ALUNOS DO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO PDF
Marta Espírito-Santo
Temas controversos em ciência, tecnologia e sociedade: formação e competência docente PDF
Rosemar de Fátima Vestena, Noemi Boer, Nádia Maria Bohrer Scherer
Questões sociocientíficas nos anos iniciais do ensino fundamental: o tema água em evidência PDF
Suseli de Paula Vissicaro, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Mariana Sales de Araújo
O Tema Sociocientífico “Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas” e o Seminário como Estratégia de Ensino para uma Educação CTS PDF
Thais de Cássia Oliveira, Pedro Miranda Junior, Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
APRENDIZAGEM POR PARES E QUESTIONAMENTO NA INICIAÇÃO E REVISÃO DO TEMA ÁCIDO/BASE EM CONTEXTO CTS PDF
Maria Amália F. M. Rodrigues, Edgar Martins Dias, Francislê Neri de Souza
QUESTIONAMENTO E CURIOSIDADE NUM CONTEXTO CTS: UM ESTUDO DE CASO PDF
Lúcia Maria O. V. Oliva Teles Salgado, Francislê Neri de Souza
O tema sociocientífico biodiversidade nas situações de aprendizagem do currículo do estado de São Paulo PDF
Everton Joventino da Silva, Maria Delourdes Maciel
Forensic Toolbox: Proposta de kit forense educativo PDF
Luís Souto, Filipa Tavares, Helena Moreira, Ricardo Fidalgo, Rosa Pinho, Alcina Mendes, Lúcia Pombo
Planeta-deserto e seres ambissexuais: O estranhamento da Ficção Científica na discussão de conteúdos CTS PDF
Luís Paulo piassi, Rafael Kobata Kimura
A Abordagem CTS na Termoquímica em Livros Didáticos Brasileiros de Química PDF
Roseane Freitas Fernandes, Gabriela Monteiro Costa, Gerson de Souza Mól
Práticas pedagógicas que incluem CTS nos anos iniciais: bases para (des)construir o currículo PDF
Robson Vinicius Cordeiro, Antonio Sgarbi Donizetti
EL IMPACTO DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA EN MÉXICO PDF
Aviña Solares Gabriel Alberto, Méndez Ravina Cristina Isabel, Alonso Marbán Marissa, Solís Martínez Hilda, Jimeno Díaz Wendy
Cinema e ensino: a produção de materiais audiovisuais para o ensino de ciências PDF
Priscila Ernst, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Enrique Sánchez Albarracín
Situação-problema no desenvolvimento de uma proposta de ensino na área de Ciências da Natureza PDF
Aniara Ribeiro Machado, Rejane Maria Ghisolfi da Silva, Jaqueline Ritter

Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?

Importância Concedida à CTSA e Sustentabilidade em Revistas de Investigações Científicas Educacionais no Brasil e Espanha PDF
Deusivaldo Aguiar-Santos, Amparo Vilches, Licurgo Peixoto de Brito
Cultura científica no campo CTS ibero-americano PDF
Thiago Brañas de Melo, Alvaro Chrispino, Marco Aurélio Silva, Márcia Albuquerque
Las mujeres y la química PDF
Dina J. Carp, Laura G. Dillon, Silvia Porro
Modelo de acciones generadas en el aula para promover una cultura de la sustentabilidad en estudiantes de bachillerato PDF
Saulo Hermosillo Marina, Pablo González Yoval
O jogo digital Minecraft como um espaço de discussão, reflexão e ação a partir dos pressupostos da educação CTSA PDF
Deborah Torquato Schimidt, Noemi Sutil
Educação em química para a sustentabilidade no ensino secundário geral de Moçambique: construção e validação de um instrumento de análise PDF
Egídio Raúl Chilaule, Maria Arminda Pedrosa, Nilza Costa
A controvérsia científica como catalisadora de engajamento sociopolítico PDF
Ânderson Jésus da Silva, Wanna Santos de Araújo, Wildson L. P. Santos
Espaços educativos não formais na educação formal: Educação ambiental como eixo integrador do ensino de ciências PDF
Flávia Nessrala Nascimento, Antonio Donizetti Sgarbi
Conhecimento popular e a Educação CTS em oficinas de sabão caseiro PDF
Ânderson Jésus da Silva, Wildson Santos L. P.
Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e aprendizagem colaborativa envolvendo filhos de agricultores de café arábica numa escola pública no Brasil PDF
Tadeu Davel Mognhol, Larissa Merizio de Carvalho, Sidnei Quezada Meireles Leite, Vilma Reis Terra
Evolução CTS à CTSA nos Seminários Ibero-americanos PDF
Deusivaldo Aguiar-Santos, Amparo Vilches, Licurgo Peixoto de Brito
Abordagem holística no sistema educativo português para desenvolver a(s) Literacia(s) das Ciências integradas com o Inglês PDF
Valentina Piacentini, Ana Raquel Simões, Rui Marques Vieira
Identificação e análise das abordagens/perspectivas da Educação CTS apontadas em teses de doutorado da área de Ensino de Ciências PDF
Elisangela Matias Miranda
Aspectos que facilitam a sensibilização acerca da sustentabilidade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato PDF
Lauren Linck Nilson, Noemi Boer, Cristiane Fuzer
O CONCEITO DE “SUSTENTABILIDADE”: MIGRAÇÃO E MUDANÇAS DE SIGNIFICADOS NO ÂMBITO EDUCATIVO PDF
Manuel Faustino, Filomena Amador
Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades propostas no âmbito do Projeto IRRESISTIBLE PDF
Patrícia Fialho Azinhaga, Ana Rita Marques, Pedro Reis
La educación para la sustentabilidad política pública Vs. Realidad PDF
Lilián Marisa Méndez Ravina, Marissa Alonso Marbán, Cristina Isabel Méndez Ravina, Hilda Solís Martínez, María Belén Solís Mendoza
La percepción por parte de las poblaciones campesinas andinas del cambio climático PDF
Agapito Chuctaya Alccamari, Santiago Manuel López García