Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

v. 9, n. 2 (2017)

O atual número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por treze artigos distribuídos por cinco secções diferentes revelando, assim, a diversidade de temáticas abordadas. A secção Avaliação apresenta dois artigos, a secção Didática e Desenvolvimento Curricular conta com cinco artigos, bem como a secção Tecnologias da Informação em Educação e na secção Outros Olhares foi incluído um trabalho.

Sumário

Editorial

Editorial do n.º normal de julho da Indagatio Didactica PDF
Teresa Bettencourt

Avaliação em Educação

Investigação de qualidade em educação: dimensões relevantes na perspectiva dos investigadores PDF
Ana Cabral, Isabel Huet
Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas PDF
João Monteiro, Neuza Pedro

Desenvolvimento Curricular e Didáctica

¿Qué imagen de la ciencia manejan los futuros maestros de Infantil y Primaria? PDF
Lourdes Aragón Núñez, Natalia Jiménez Tenorio, Juan José Vicente Martorell, Marcia Eugenio Gozalbo, José Maria Oliva Martínez
Filosofia da práxis e suas contribuições no ensino de ciências: um ensaio experiencial que aproxima Gramsci e Tardif PDF
Valéria da Silva Lima, Maylta Brandão dos Anjos
Ideas on Environmental Education: a dialogue with postgraduate students in a Brazilian University PDF
Ana Rute Amadeu Santana, André Luis de Oliveira, Ana Tiyomi Obara
Promoção da língua portuguesa: estudos na formação em ensino PDF
Cristina Manuela Sá
Intercompreensão em línguas românicas – uma abordagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico PDF
Joana Paula, Filomena Martins

Tecnologias da Informação em Educação

Mobile Learning: premissas da construção narrativa na produção de conteúdo multimédia em ebooks para crianças na era da convergência digital PDF
Suyanne Tolentino de Souza, Marianna Seixas Greca
O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – contextos e práticas PDF
Nídia Salomé Morais, Filomena Antunes Sobral, Sónia de Almeida Ferreira, Teresa Sofia Gouveia, Cristina Azevedo Gomes
Desafios da Implementação do Ensino Técnico Profissional à Distância em Moçambique PDF
Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda, Lina Sara Hunguca de Chovano do Rosário
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na Formação Continuada de Professores do Ensino Médio no Brasil PDF
Mara Denize Mazzardo, Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre, Elena Maria Mallmann
A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura PDF
Rogério Barros

Outros Olhares

Cultura, educação e identidade na sociedade multicultural PDF
Eduardo Jorge Duque