Ambientalização Curricular no Projeto Pedagógico de um curso de Ciências Biológicas

Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa, Rita de Cássia Frenedozo, Rui Marques Vieira

Resumo


Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa documental do projeto pedagógico (PPC) de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma instituição federal brasileira, que objetivou investigar o processo de ambientalização curricular no PPC, identificar as disciplinas com indícios de ambientalização presentes no curso e avaliar como os indicadores da Rede de Ambientalização Curricular no Ensino Superior estão presentes nos planos de ensino destas disciplinas. A análise mostrou que a temática ambiental consta no PPC desde a sua implantação, embora no início estivesse presente em um número reduzido de disciplinas. Nas versões mais recentes houve um aumento na inserção da temática ambiental, com predomínio de disciplinas com “potencial” de ambientalização, em que a temática consta de forma pouco específica, com a colocação do termo educação ambiental ou restrita a uma abordagem ecológica. As etapas posteriores da pesquisa possibilitarão mensurar a profundidade do processo de ambientalização, verificando se a incorporação tem se materializado em práticas e ações concretas no cotidiano do curso.


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Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.