Os jogos cooperativos e a participação dos alunos nas aulas de educação física no 1.º ciclo do ensino básico – um estudo de investigação-ação

Bárbara Rodrigues, Rui Neves

Resumo


Este estudo de investigação-ação surgiu da identificação da fraca participação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física. Pareciam não se empenhar nas atividades e eram muitas as atitudes incorrectas para com os outros. Este estudo envolveu 21 alunos de uma escola do 1.º CEB do distrito de Aveiro e teve como objetivo verificar de que modo as atitudes e comportamentos dos alunos melhoravam através da prática de jogos cooperativos (JC) e jogos sociais (JS). Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram utilizados o Sistema de Observação dos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos (SOCI) e o Physical Education Pupil Control Inventory (PEPCI). Foi desenvolvido um plano de atividades estruturado em função de 7 intervenções com durações variadas (de 15 a 60 minutos) com a turma. Os dados foram tratados em termos de estatística descritiva. A análise dos dados identificou um decréscimo das atitudes de indisciplina por parte dos alunos, principalmente no número de comportamentos de indisciplina dirigidos aos colegas.


Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.