As TIC e o processo de colaboração entre professores: um estudo de caso

Inez Silva, Luís Pedro

Resumo


A dimensão que envolve o trabalho colaborativo constitui-se essencial para o desenvolvimento profissional e melhoria das práticas de professores. Grupos colaborativos, presentes em contextos académicos, proporcionam oportunidades para a troca de experiências e articulação de práticas, propiciando aos professores participantes possibilidades de aprendizado uns com os outros. O presente artigo expõe parte da investigação desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, Portugal. Trata-se de um estudo de caso único, de caráter interpretativo emergente, que corresponde ao acompanhamento, por meio da observação participante e entrevistas no final do processo, da utilização de uma ferramenta digital no âmbito de uma disciplina de um curso de uma universidade brasileira, ocorrido no primeiro semestre do ano letivo de 2016. Os resultados apontam para uma percepção genericamente positiva, por parte dos professores, da importância das tecnologias em contexto de disciplina, embora no que diz respeito ao trabalho colaborativo tenham emergido fatores distintos, como dificuldades individuais relacionadas com a prática de partilha de uma disciplina, mas também referentes à ausência de competências digitais, que influenciam o processo de colaboração como um todo.


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Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.