Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal

Vanessa Souza, Patrícia João, Ye Lin

Resumo


Atualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores.


Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.