A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura

Rogério Barros

Resumo


O conceito de educação para a cultura é hoje um elemento fundamental no desenvolvimento do processo educativo, possibilitando uma formação mais abrangente e integral aos alunos, num equilíbrio que é necessário estabelecer entre as dimensões cultural e educativa.

O presente artigo aborda os domínios relativos à segunda fase da implementação de um projeto de investigação em curso, concretamente a sua idealização, fundamentos teóricos e parte empírica, que se centra nos estudos sobre questões culturais, por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, associadas à utilização das tecnologias de informação e comunicação, a partir de processos colaborativos. O estudo, denominado projeto TICultura, foi desenvolvido em 11 escolas públicas da Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2015/2016, a partir do programa Educamedia, organismo pertencente à Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia.

Tendo como objetivo principal incluir, de forma efetiva, a dimensão cultural em contexto educativo, optou-se por uma abordagem que suscitasse e permitisse a participação ativa dos alunos e professores envolvidos. Desta forma, desenvolveram-se processos de construção colaborativa de conteúdos multimédia sobre questões culturais, que posteriormente foram publicados na plataforma SAPO Campus, incentivando a interação entre os participantes, a partir, sobretudo, de exercícios de comentários sobre os trabalhos. A implementação do projeto permitiu, gradualmente, o desenvolvimento de aprendizagens por parte dos alunos, numa lógica de educação cultural, e do reconhecimento, por parte das comunidades educativas participantes, da importância da inclusão do estudo de questões culturais, de forma sistémica em contexto educativo, e em interligação com as áreas curriculares.


Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.