Desafios da Implementação do Ensino Técnico Profissional à Distância em Moçambique

Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda, Lina Sara Hunguca de Chovano do Rosário

Resumo


Criar condições para expandir oportunidades de acesso à educação de qualidade em diferentes níveis de ensino, formar indivíduos com capacidade interventiva para o desenvolvimento socioeconómico, cultural e político do país e para o combate à pobreza absoluta, assim como preparar os alunos para a vida laboral constitui um dos principais desideratos do governo de Moçambique na área da educação. O Ensino Técnico Profissional afigura-se como uma das formas para materializar este desejo. E para garantir que maior número de cidadãos possa ter acesso a educação, o governo de Moçambique considera a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade de ensino viável. Tendo em vista a implementação de cursos à distância no ensino técnico profissional, o presente estudo, que é de carácter qualitativo e exploratório, tem como objectivo avaliar as condições existentes para a implementação da EaD no Ensino Técnico Profissional e identificar os desafios inerentes a qualidade dos cursos. Os resultados mostram que constituir a equipa de gestão do Ensino Técnico Profissional à distância; analisar as necessidades; formar os intervenientes; identificar a infra-estrutura física e equipa-la com recursos adequados; identificar os cursos a oferecer; adaptar os currículos do ensino presencial para a especificidade da EaD; produzir materiais de estudo e estabelecer um sistema de apoio ao estudante constituem alguns dos desafios a serem considerados antes da oferta de cursos técnicos profissionais através da modalidade de EaD.


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Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.