Mobile Learning: premissas da construção narrativa na produção de conteúdo multimédia em ebooks para crianças na era da convergência digital

Suyanne Tolentino de Souza, Marianna Seixas Greca

Resumo


O presente artigo traz o relato de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a construção narrativa do texto multimédia para aplicativos mobile no contexto da convergência digital. O texto traz a relevância e da adequação do ensino ao novo perfil cognitivo da criação em fase escolar em simultaneidade com os novos paradigmas de produção de mídia, educação e tecnologia. O artigo foi concebido a partir da análise da construção narrativa de dois aplicativos, “Frankie for Kids” e “O sétimo Gato”. No percurso metodológico de análise qualitativa foram desenvolvidos critérios de análise relacionados à adequação de livros multimédia aos novos padrões de comportamentos, expectativas e exigências dos estudantes divididos em três parâmetros: mobilidade de consumo, cultura participativa, usabilidade. O referencial teórico da pesquisa está dividido em dois eixos, um que aborda a Cultura Convergente e outro que trata da Construção de Narrativas. O estudo traz as características e premissas da linguagem do texto multimédia e retrata o novo contexto de integração multimédia gerado pela convergência digital.


Texto Completo:

PDF


Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP 

Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


FCT Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores