Intercompreensão em línguas românicas – uma abordagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Joana Paula, Filomena Martins

Resumo


Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro, este estudo tem como principais objetivos perceber de que forma é que atividades de intercompreensão em línguas românicas podem contribuir para a compreensão e produção de textos expositivos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolver a cultura linguística dos alunos, e sensibilizá-los para a diversidade de línguas. Neste sentido, foi concebido e desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “Latim, latim, o que trazes para mim?”, com a duração de oito sessões, implementadas numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola do centro urbano de Aveiro.

Para este projeto, assente numa metodologia de caráter qualitativo, com características de investigação-ação, recorreu-se à observação direta e participante, às notas de campo, à fotografia, à videogravação e à transcrição das interações ocorridas durante as sessões e ao inquérito por questionário como métodos e instrumentos de recolha de dados. A análise de conteúdo foi a metodologia escolhida para a análise dos dados obtidos.

Os resultados mostram que atividades de intercompreensão em línguas românicas permitem alargar o conhecimento que os alunos deste nível de escolaridade possuem acerca da diversidade linguística e do texto expositivo, possibilitando-lhes (re)conhecer as suas características em textos apresentados em diversas línguas românicas e saber aplicá-las na escrita de textos. Contudo, ao nível da produção, verificou-se que há ainda bastante trabalho a fazer, de modo a continuar a desenvolver nos alunos competências de escrita compositiva.

Texto Completo:

PDF


Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP 

Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


FCT Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores