Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas

João Monteiro, Neuza Pedro

Resumo


Este estudo tem como principal foco, analisar os fatores de relevo associados à dimensão institucional no desenvolvimento de programas de e-learning no contexto do Ensino Superior. Em específico procura-se identificar os fatores organizacionais que potenciam e inibem o processo de desenvolvimento do e-learning, elegendo como campo de análise o ensino universitário e politécnico público português. Assumiu-se uma abordagem mista de recolha e análise de dados, estruturada em duas partes: (i) qualitativa, estabelecida através de um processo de revisão sistemática de literatura dos modelos de e-learning benchmarking, (ii) quantitativa, aplicando-se o método de Delphi com um painel de 55 responsáveis institucionais e operacionais pela área do e-learning. Os resultados do painel Delphi evidenciam um conjunto de fatores associados à dimensão organizacional que se identificam como mais relevantes no desenvolvimento e implementação de projetos de e-learning, destacando-se de entre estes: a definição de uma estratégia institucional para e-learning, infraestruturas e sistemas de informação, suporte institucional, afetação de recursos de apoio, e o investimento no desenvolvimento profissional docente. As conclusões suportam ainda a necessidade de definição de modelos de governança para o e-learning  bem como de políticas institucionais para a integração das tecnologias e do ensino online.


Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.