Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem

Júlia Maria das Neves Carvalho

Resumo


Nos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair–Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas.


Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.