Ensinar metodologia de investigação recorrendo à investigação como metodologia

Ana Paula Cabral

Resumo


A estratégia ativa de ligação Ensino e Investigação foi aplicada no contexto da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação em Educação do 1º ano do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico do Instituto Superior Politécnico Gaya. A estratégia foi implementada através da realização das seguintes atividades: A1: Brainstorming; A2: Pesquisa de informação; A3: Construção de fichas de leitura - análise/ crítica; A4: Análise SWOT; A5: Questionamento/ discussão; A6: Reflexão crítica; A7: “Critical friend”. A escolha do tema teve como base o pressuposto inicial de que as competências trabalhadas no âmbito da estratégia eram coincidentes com o conteúdo da unidade curricular (igualmente associado à investigação). Esta questão e o reduzido número da turma (4 alunos) permitiram: a criação de momentos de pesquisa acompanhada, a realização de apresentações individuais, a dinamização de momentos de questionamento, interação/ discussão e episódios de escrita individual.


Texto Completo:

PDF


Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP 

Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


FCT Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores