Investigação qualitativa sobre os processos formativos de professores de odontologia

  • Lila Louise Moreira Martins Franco Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Leandro Bambrilla Martorell Universidade Paulista
  • Maria Goretti Queiroz Universidade Federal de Goiás
  • Vânia Cristina Marcelo Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Investigação qualitativa, Odontologia, Processos formativos

Resumo

No contexto brasileiro os professores dos cursos de graduação em Odontologia são formados na modalidade bacharelado refletindo em poucos saberes inerentes ao exercício da docência no ensino superior. Assim, passa a ser uma questão compreender como se constituem para o exercício da docência. Para tal, o enfoque foi a análise dos processos formativos a partir da pesquisa qualitativa enquanto metodologia cabível para apreensão deste objeto de estudo. O presente trabalho teve por finalidade analisar a contribuição da pesquisa qualitativa para compreensão dos processos formativos desses professores. Desse modo, foi feita a investigação dos projetos pedagógicos dos cursos quanto à docência, o levantamento do perfil acadêmico dos professores, e a identificação das experiências relatadas pelos professores sobre seus processos formativos. A pesquisa desenvolvida foi no Estado de Goiás/Brasil, nos anos de 2009 e 2010, em quatro etapas envolvendo a análise documental, questionário e a entrevista semi-estruturada. Optou-se pela análise temática, uma das modalidades de análise de conteúdo, e foi feita a triangulação dos dados. Os principais resultados encontrados foram: nos Projetos Pedagógicos dos Cursos há pouca menção sobre possíveis processos formativos; os processos formativos encontrados abrangeram a influência familiar, a formação escolar, os relacionamentos interpessoais, a cultura, as características sócio-geográficas, as atividades de lazer e a experiência profissional. A constituição dos professores se dá não apenas na dimensão profissional, mas também na pessoal, assim como os atores envolvidos nesta constituição podem ser agrupados em individual, coletivos e/ou institucionais. Considera-se que a abordagem qualitativa contribuiu significativamente para a compreensão do objeto estudado e possibilitou que emergissem categorias de análise pertinentes à proposta do estudo, tendo sido fundamental a realização das diferentes etapas que se complementaram a partir da triangulação dos dados.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Franco, L., dos Reis, L., Martorell, L., Queiroz, M., & Marcelo, V. (2013). Investigação qualitativa sobre os processos formativos de professores de odontologia. Indagatio Didactica, 5(2), 836-856. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4446
Secção
Tecnologias da informação em educação