Avaliação de projetos de educação para a saúde uma abordagem qualitativa
Resumo
Tendo como principal referente a política educativa atual, que tornou obrigatória, desde 2005, a abordagem da Educação para a Saúde em todas as escolas e em todos os níveis de ensino, apresentamos alguns resultados de uma investigação que teve como principal objetivo compreender de que forma os projetos de Educação para a Saúde estão a ser elaborados e se a sua elaboração teve como suporte alguma modelização. Tendo como referente teórico o modelo Context- Input-Process-Product, proposto por Stufflebeam em 1960, a nossa problemática é a de compreender em que medida este modelo de avaliação poderá contribuir para uma referencialização da avaliação dos Projetos de Educação para a Saúde em contexto escolar e ajudar na sua elaboração, com vista a uma maior eficácia.
Utilizámos uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. O nosso corpus foi constituído por 20 projetos de Educação para a Saúde de escolas públicas básicas e secundárias da área metropolitana do Porto e 12 entrevistas individuais: 6 diretores e 6 Coordenadores de Educação para a Saúde, das escolas participantes. Os documentos foram analisados com recurso à análise documental e os dados das entrevistas à análise de conteúdo. Os resultados desta investigação demonstraram que: esta temática é intemporal, emergente e com potencial ao nível do currículo; as escolas seguiram os referentes normativos aquando da elaboração dos projetos; é incontestável a necessidade e a importância dos referentes contextuais; a maioria do trabalho está centralizada nos docentes; a população-alvo raramente é consultada, priorizando-se como essenciais as áreas definidas nos normativos; embora os projetos não sigam nenhuma modelização, integram elementos próprios de modelos de avaliação já testados.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0