Avaliação de projetos de educação para a saúde uma abordagem qualitativa

  • Maria Lucinda Motta Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Maria Palmira Alves Instituto de Educação da Universidade do Minho
Palavras-chave: Metodologia qualitativa, Avaliação, Projetos de Educação para a Saúde, Referencial

Resumo

Tendo como principal referente a política educativa atual, que tornou obrigatória, desde 2005, a abordagem da Educação para a Saúde em todas as escolas e em todos os níveis de ensino, apresentamos alguns resultados de uma investigação que teve como principal objetivo compreender de que forma os projetos de Educação para a Saúde estão a ser elaborados e se a sua elaboração teve como suporte alguma modelização. Tendo como referente teórico o modelo Context- Input-Process-Product, proposto por Stufflebeam em 1960, a nossa problemática é a de compreender em que medida este modelo de avaliação poderá contribuir para uma referencialização da avaliação dos Projetos de Educação para a Saúde em contexto escolar e ajudar na sua elaboração, com vista a uma maior eficácia.

Utilizámos uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. O nosso corpus foi constituído por 20 projetos de Educação para a Saúde de escolas públicas básicas e secundárias da área metropolitana do Porto e 12 entrevistas individuais: 6 diretores e 6 Coordenadores de Educação para a Saúde, das escolas participantes. Os documentos foram analisados com recurso à análise documental e os dados das entrevistas à análise de conteúdo. Os resultados desta investigação demonstraram que: esta temática é intemporal, emergente e com potencial ao nível do currículo; as escolas seguiram os referentes normativos aquando da elaboração dos projetos; é incontestável a necessidade e a importância dos referentes contextuais; a maioria do trabalho está centralizada nos docentes; a população-alvo raramente é consultada, priorizando-se como essenciais as áreas definidas nos normativos; embora os projetos não sigam nenhuma modelização, integram elementos próprios de modelos de avaliação já testados.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Motta, M., & Alves, M. (2013). Avaliação de projetos de educação para a saúde uma abordagem qualitativa. Indagatio Didactica, 5(2), 792-807. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4438
Secção
Tecnologias da informação em educação